Topo

Olhar Olímpico

Ciclista é pego no doping e Brasil deve perder medalha de bronze no Pan

Demétrio Vecchioli

28/08/2019 18h13

Flávio Cipriano, João Vitor e Kacio Freitas com as medalhas de bronze dos Jogos Pan-Americanos. Kacio é o com o braço menos levantado.

O ciclista Kacio Freitas admitiu, nesta quarta-feira (28), que é um dos dois atletas brasileiros que testaram positivo para substâncias proibidas durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Com isso, o Brasil deve perder a medalha de bronze conquistada na prova de velocidade por equipes no ciclismo de pista. A existência dos dois resultados analíticos adversos foi publicada pelo Olhar Olímpico mais cedo.

A PanAm Sports ainda mantém os casos sob sigilo, assim como o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Mas Kacio optou por tornar pública sua situação depois que a informação passou a correr solta no meio esportivo. Na terça, ele ficou de fora da convocação do Brasil para o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista e deletou todas suas redes sociais, incluindo o Whatsapp.

LEIA MAIS:

+ Polícia indicia cartola do basquete após boletos aparecerem no metrô

+ Presidente alega 'motivos pessoais' para deixar CBDA e convoca eleições

+ Fernando Meirelles: 'Pense numa vergonha planetária. É a minha'

Nesta quarta, ele reativou o perfil no Facebook para publicar uma nota de esclarecimento. "Logo após a minha participação, após retornar para o Brasil, acabei sendo surpreendido com a notificação de um resultado analítico adverso. De imediato, solicitei a abertura da amostra B, que foi aberta essa semana e também se revelou positiva. Na mesma ocasião foram coletados sangue e urina, apesar do resultado adverso na urina, a análise do sangue foi negativo para substâncias proibidas", escreveu.

No mesmo comunicado, ele negou que tenha consumido substâncias proibidas. "Durante toda a minha carreira jamais utilizei de artifícios ou benefícios para tirar proveito trapaceando ou burlando qualquer tipo de regra. Estou com a minha consciência muito tranquila e afirmo que sempre respeitei a política antidoping das instituições, sou um atleta rastreado pelo passaporte biológico há quatro anos e sempre contribuí em prol de um esporte limpo e honesto", afirmou.

"Desta maneira, afirmo que estarei recorrendo a todos os meios disponíveis para comprovar a minha inocência neste caso, inclusive com a realização de testes, por conta própria, em todos os suplementos e alimentos ingeridos durante aquele período", continuou.

No dia seguinte à conquista da medalha, a reportagem do UOL Esporte conversou com Kacio, que falou da dificuldade de competir no ciclismo de pista no Brasil. Na sequência, ouviu do presidente da União Ciclística Internacional (UCI) que o ciclismo brasileiro corre o risco de ser suspenso devido ao grande número de casos de doping.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.