Topo

Olhar Olímpico

Bolsonaro recebe em Brasília equipe campeã mundial no atletismo

Demétrio Vecchioli

21/05/2019 13h08

Bolsonaro recebe time campeão mundial (divulgação/Secretaria Especial do Esporte)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu na manhã desta terça-feira (21), no Palácio da Alvorada, a equipe campeã do 4x100m no Mundial de Revezamentos. Pelo Twitter, a Secretaria Especial do Esporte divulgou imagem do encontro, no qual o presidente posou segurando o bastão entre dois membros do time: Paulo André Camilo, do Esporte Clube Pinheiros, e Rodrigo do Nascimento, atleta da Orcampi.

+ No palco do Penta, revezamento 4x100m do Brasil é campeão mundial
+ Promotores criam prova alternativa para Semenya correr Diamond League

Na imagem, não há qualquer menção aos clubes, que bancam treinadores e comissão técnica dos corredores, ou à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que pagaram pelos treinamentos e competições. Na segunda-feira (21), em homenagem prestada pelo Ministério da Defesa, estavam presentes o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro, e o técnico da equipe, Carlos Alberto Cavalheiro, ausentes nesta terça.

Desde a conquista do título mundial, no último dia 12, em Yokohama (Japão), o governo federal vem tentando associar o feito ao Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, se valendo do fato de que todos os integrantes do time são do programa. Jorge Vides e Derick Silva, também do Pinheiros, integram a Força Aérea, enquanto Vitor Hugo, que foi reserva no Mundial, serve ao Exército.

Na imagem divulgada pela Secretaria aparecem também o secretário de Esporte de Alto-Rendimento, Emanuel Rego, o secretário especial de esporte, general Décio Brasil, o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington "Coração Valente", o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), e o general Jorge Antonio Smicelato, diretor do Departamento do Desporto Militar, do Ministério da Defesa. Na segunda, eles já haviam sido homenageados pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

Ciente do papel dos clubes, da CBAt e do COB na conquista, o Ministério da Defesa, ao divulgar a conquista, lembrou a quais clubes os corredores pertencem. Mas não foi isso que fez Terra. Em postagem no Twitter, ele exaltou que os cinco são "das nossas Forças Armadas", omitindo inclusive o apoio dado pelo próprio Ministério da Cidadania a todos eles, através da Bolsa Atleta. 

No fim de semana passado, o Brasil conquistou cinco medalhas no Mundial de Taekwondo, melhor desempenho da história. O feito, porém, passou em branco na rede social do ministro. Um dos atletas que chegou ao pódio foi rejeitado pela Marinha.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.