Topo

Olhar Olímpico

MP do Trabalho cria força-tarefa e estuda bloqueio de contas do Fla

Demétrio Vecchioli

08/02/2019 15h27

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) criou uma força-tarefa para apurar as causas e consequências do incêndio que matou ao menos 10 pessoas na manhã desta sexta-feira (8) no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Uma das frentes do grupo será buscar formas de exigir reparação para as famílias vítimas da tragédia.

+ Jogadores do Flamengo abandonam Jogo das Estrelas, mas NBB mantém evento
+ Ministério se coloca à disposição para ajudar Flamengo; general vai ao Rio

"A força-tarefa foi construída hoje (sexta), agora há pouco. Em tese a atuação vai se dar em duas frentes. Uma, em caráter reparatório com relação aos danos causados pelo incidente. Outra, em caráter preventivo: investigar as causas, verificar se o ambiente de trabalho estava inadequado, para evitar que isso volte a ocorrer. Serão tomadas medidas com esses dois enfoques", contou, ao Olhar Olímpico, a coordenador da força-tarefa, a procuradora Daniella Cramer.

De acordo com ela, desde já está sendo estudado pelo força-tarefa a possibilidade de solicitar o bloqueio de contas e de bens do Flamengo, para garantir o pagamento de indenizações às famílias. "Essa  medida está sendo estudada. Pode ser que isso venha a acontecer", adiantou a procuradora.

Outros quatro procuradores também farão parte do grupo: Juliane Mombelli, Maria Vitória Sussekind Rocha, Tiago Oliveira de Arruda e Virgínia Leite Henrique. Os procuradores são integrantes do Núcleo de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescentes e do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.