Topo

Mo Farah recusa convocação na maratona e pode voltar às provas de pistas

Demétrio Vecchioli

02/05/2019 17h54

Mo Farah (REUTERS/Ivan Alvarado)

A imprensa britânica trata como cada vez mais provável a volta de Mo Farah para as provas de pista, onde ele se consagrou como bicampeão olímpico nos 5.000m e 10.000m. A especulação ganhou força depois que o astro recusou a convocação da Grã-Bretanha para disputar a maratona no Mundial de Doha, que vai acontecer no dia 5 de outubro.

+ Segurança pede desculpas após Joanna Maranhão expor ameaça e avisar patrão
+ Evo Morales anuncia intenção da Bolívia de receber o Pan em 2027

Mo Farah, que nasceu na Somália mas cresceu na Inglaterra, se aposentou como corredor de provas de pista depois do Mundial passado, de 2017, realizado em Londres, diante da sua torcida. Na ocasião, avisou que pretendia se dedicar à carreira de maratonista – até então ele havia disputado apenas uma maratona, de Londres, em 2014.

Na nova especialidade, teve relativo sucesso. Foi terceiro em Londres no ano passado, ganhou em Chicago com novo recorde europeu e, no fim de semana passado, ficou em quinto novamente em Londres. Ainda assim, ele parece distante de ser o melhor do mundo, posto que é, com folgas do queniano Eliud Kipchoge.

Na quarta (1), a federação britânica anunciou os convocados para as provas de maratona do Mundial sem o nome de Mo Farah. Para a imprensa local, a expectativa é que se isso signifique que ele pretende ir a Doha, mas para disputar as provas nas quais se consagrou.

Mo Farah tem seis medalhas de ouro e duas de prata nos 5.000m e nos 10.000m em Mundiais (foi superado na distância mais longa em 2011, no seu primeiro Mundial, e na mais curta em 2017, no último). Em Jogos Olímpicos, são quatro ouros, em 2012 e 2016.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mo Farah recusa convocação na maratona e pode voltar às provas de pistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter