Topo

Olhar Olímpico

Evo Morales anuncia intenção da Bolívia de receber o Pan em 2027

Demétrio Vecchioli

02/05/2019 18h23

Evo Morales, presidente da Bolívia, e o presidente da Panam Sports, Neven Ilic

Depois de passar por 12 países, os Jogos Pan-Americanos podem desembarcar pela primeira vez na Bolívia em 2027. É essa a intenção do presidente boliviano, Evo Morales, que nesta quinta-feira (2) recebeu o presidente da Panam Sports (antiga Odepa), o chileno Neven Ilic.

+ Mo Farah recusa convocação na maratona e pode voltar às provas de pistas
+ Segurança pede desculpas após Joanna Maranhão expor ameaça e avisar patrão

No cardápio da conversa, a pré-candidatura da cidade de Santa Cruz de La Sierra para receber o Pan de 2027. "É sempre positivo que haja países e cidades que querem organizar nossa festa esportiva continental. Estamos felizes que a Bolívia e Santa Cruz, especificamente, é oficialmente a segunda cidade que mostrou seu desejo de hospedar, depois de Barranquilla. Espero que muitos mais se juntem", disse Ilic depois da reunião, que também contou com a presença do presidente do comitê olímpico da Bolívia, Marco Acre.

A próxima edição do Pan será em julho deste ano, na capital do Peru, Lima. Depois, em 2023, o torneio será realizado em Santiago, capital do Chile. A expectativa é de que só no início de 2021 seja decidida a sede do Pan de 2027.

Existe a expectativa que Buenos Aires apresente candidatura, uma vez que a capital argentina chegou a concorrer por 2023, mas retirou-se do pleito, que já indicava que seria vencido por Santiago, para se dedicar à tentativa de ser escolhida por 2027.

Barranquilla, na Colômbia, já formalizou sua pré-candidatura, depois da bem sucedida organização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, no ano passado. No ano passado, Morales já havia anunciado a intenção de apresentar uma candidatura boliviana, mas com a cidade de Cochabamba, que também no ano passado sediou os Jogos Sul-Americanos.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.