Riner 'reaparece' após dois anos e competirá em Brasília na semana que vem
Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Teddy Riner decidiu voltar a competir. Um dos maiores nomes do esporte na atualidade, invicto desde 2010, o francês está inscrito para disputar o Grand Slam de Brasília, que começa no domingo (6) e vai até terça-feira (8) da semana que vem. O torneio marca a volta de etapas do Circuito Mundial ao Brasil depois de sete anos.
Indiscutivelmente superior a todos seus adversários, Riner quase não competiu no atual ciclo olímpico. Mas, para buscar o tricampeonato olímpico em Tóquio, ele precisa estar bem ranqueado. E melhor se for em situação de ser cabeça de chave, para fugir dos principais rivais até pelo menos a semifinal.
LEIA MAIS:
+ Thiago Braz vai bem no Mundial, mas termina em quinto
+ Alison faz melhor prova da carreira, mas fica em 7º na final do Mundial
+ Erica Sena salva dia ruim do Brasil no Mundial com 4º lugar na marcha
Para isso, Riner precisa de pontos no ranking mundial. Em julho ele voltou ao Circuito Mundial ganhando um Grand Prix em Montreal (Canadá). Depois, não foi ao Campeonato Mundial de Tóquio para tentar seu 11º título (oitavo da categoria +100kg), guardando fôlego para disputar o Grand Slam de Brasília, que tende a ser esvaziado.
Por ser o primeiro evento do circuito do mundial, o Grand Slam não vai contar com uma série de atletas que aproveita as semanas depois do Mundial para descansar. Como dono da casa, o Brasil vai ter força máxima, o que inclui Rafael Silva e David Moura, que respectivamente ocupam o sexto e o nono lugar do ranking olímpico e disputam entre eles a vaga brasileira em Tóquio.
Desde os Jogos Olímpicos do Rio, Riner só disputou quatro eventos internacionais: o Mundial de 2017, o Grand Prix de Zagreb (Croácia) e o Mundial "Open" (aberto para todas as categorias) todos em 2017, e o Grand Prix de Montreal. Ganhou ouro em todas as competições, como acontece desde 2010. Como só tem 700 pontos, Riner é hoje o 36º do ranking mundial. Se vencer em Brasília, vai a 1.700 pontos, entre os 20 primeiros do mundo.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.