Ex-Coração Valente, Washington Cerqueira é enfim nomeado secretário
Há exatos dois meses já se sabia que o ex-atacante Washington "Coração Valente" havia sido escolhido secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Só nesta sexta-feira (12), porém, é que a nomeação do ex-deputado federal pelo PDT do Rio Grande do Sul foi publicada em Diário Oficial. Até então, ele vinha trabalhando sem receber salários – e sem poder assinar documentos. Ele foi nomeado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), de quem foi suplente na Câmara nos últimos três meses da última legislatura.
+ TCU contradiz governo e avisa: COB precisa de certidão para ter Lei Piva
+ STF forma maioria para derrubar lei que rebaixava clubes devedores
Junto com o novo cargo vem também uma mudança de tratamento. Em material enviado à imprensa, a Secretaria Especial de Esporte já trata o ex-jogador por seu sobrenome, raramente usado quando ele atuava no futebol: Washington Cerqueira. Ao apresentar o novo secretário, a pasta lembra que ele foi duas vezes artilheiro do Brasileirão.
"O esporte me deu muitas oportunidades, de me transformar num cidadão, de fazer com que a minha vida pessoal fosse transformada. Então acredito que agora a minha função é devolver ao esporte, principalmente para as crianças, aquilo que aprendi e ganhei por meio do esporte", afirmou Washington, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa da pasta.
Washington tem o cargo mais desejado da secretaria (ex-ministério) de Esporte. O secretário da SNELIS, como é conhecida sua pasta, é o responsável por assinar centenas de contratos para a realização de obras e projetos sociais/esportivos/educacionais pelos rincões do país. É a caneta dele que agrada deputados e senadores quando o governo precisa de apoio legislativo.
O cargo estava inicialmente prometido para Carla Ribeiro, ex-atleta de artes marciais e esposa do consultor Antônio Flávio Testa, que foi o principal conselheiro político de Jair Bolsonaro durante a campanha na área de esporte. Ela chegou a ser anunciada no cargo, mas não nomeada. Estava trabalhando na secretaria quando veio a ordem de cima para que Washington ficasse com a cadeira. Teria sido uma exigência de Onyx e do ministro Osmar Terra (MDB), ambos gaúchos.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.