Topo

Olhar Olímpico

Conselho de Educação Física investiga técnico da ginástica desde 2016

Demétrio Vecchioli

02/05/2018 17h16

Em julho de 2016, cinco dias depois de a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afastar Fernando de Carvalho Lopes, então treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística, o Conselho Regional de Educação Física (CREF-SP) abriu processo disciplinar ético para investigar as condutas do treinador. No domingo, uma reportagem do Fantástico mostrou atletas declarando terem sido vítimas de abuso sexual cometidos por Fernando.

O Olhar Olímpico questionou o CREF sob o andamento da investigação, mas o conselho regional disse que não poderia informar quantas pessoas foram ouvidas e se alguma das vítimas foi convocada a depor. "O processo ético é sigiloso e está em curso, não sendo possível divulgar estas informações", disse o conselho, que também não estipulou um prazo para encerramento do processo. "A duração dos processos varia de acordo com a complexidade de cada caso", continuou.

O registro no CREF é obrigatório para que uma pessoa formada em educação física atue profissionalmente como treinador. Caso sejam comprovadas as acusações contra Fernando, ele pode inclusive ter cancelado seu registro profissional, o que impediria de prosseguir a carreira.

Leia: Delegada diz que material já convence para que técnico seja indiciado

Veja também: Como dinheiro transformou Fernando Lopes de formador a técnico de seleção

Na segunda-feira, o Mesc, clube de São Bernardo do Campo, anunciou o afastamento de Fernando, que estava no clube há cerca de 20 anos. Em 2016, depois de o Ministério Público solicitar que a Delegacia de Defesa da Mulher de São Bernardo do Campo iniciar uma investigação a partir do relato de um aluno, o Mesc afastou Fernando de sua função de treinador. Algum tempo depois, ele voltou ao clube para cumprir funções administrativas.

Ainda em 2016 ele foi afastado da seleção brasileira e do comando da equipe de São Bernardo, federada pelo ADC São Bernardo. Também a prefeitura de Diadema, de acordo com a Rede Globo, abriu processo para exonerá-lo.

Outro lado

A reportagem tentou contato com Luis Ricardo Davanzo, advogado que faz a defesa de Fernando, mas ele não retornou a ligação do UOL Esporte. Na segunda-feira, ele disse que o treinador "nega tudo".

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.