Topo

Olhar Olímpico

Após denúncia do UOL, Elisângela Adriano pede afastamento de federação

UOL Esporte

22/12/2017 13h46

Fabrizia Granatieri/Folhapress

Vice-presidente da Federação Paulista de Atletismo, a recordista sul-americana do arremesso de peso Elisângela Adriano entregou nesta sexta-feira sua carta pedindo afastamento do cargo. Na quarta, o Olhar Olímpico mostrou que ela assinava, em nome da Federação, convênios com fortes indícios de superfaturamento junto à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a SELJ.

Desde 2012, quando Toninho Fernandes assumiu a Confederação Brasileira de Atletismo, a FPA é presidida na prática e oficialmente por Mauro Chekin, antigo vice de Toninho na Federação. Em diversas ocasiões, porém, quem assinava os convênios e contratos era Elisângela, livrando Chekin da responsabilidade judicial sobre eventuais fraudes. Em pelo menos um desses convênios, participou de concorrência uma empresa que pertence à esposa de Chekin.

Na carta em que pediu afastamento, Elisângela alegou que não é, nem nunca foi, responsável por solicitar orçamentos ou pela gestão financeira da entidade. E argumentou que assinou projetos, mas não foi responsável por inicia-los.

Ela ainda defendeu que todos os contratos e convênios da Federação sejam investigados com "absoluto rigor" pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual.

Já a FPA, em nota publicada ontem em seu site, rebateu a reportagem do UOL afirmando ser baseada em "achismos". A entidade não respondeu a maior parte das denúncias e, quanto à locação de cinco notebooks e três impressoras por 117 mil para 17 dias de seletivas dos Jogos Escolares, argumentou que toda a preparação para o evento durou dez meses, listando de assessoria de imprensa a inscrição de atletas. Só que todos esses serviços foram terceirizados para empresas de fachada, o que reforça a impressão de que os serviços foram executados pelos funcionários da própria Federação e não por pelos terceirizados.

Confira o comunicado de Elisângela sobre o seu afastamento:

LEIA MAIS:
Vice da CBJ pagou R$ 810 mil por tatames que custavam R$ 40 mil
Jadel: 'Fui demitido de secretaria por tentar levar denúncia a Alckmin'

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.