Topo

Olhar Olímpico

Fora da convocação do Pan, Fernando Reis Saraiva consegue vaga na Justiça

Demétrio Vecchioli

19/06/2017 21h09

(DAMIR SAGOLJ/REUTERS)

Fora da convocação da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) para o Campeonato Pan-Americano, que vai acontecer daqui a um mês, Fernando Reis Saraiva conseguiu uma importante vitória nos tribunais nesta segunda-feira. Um juiz da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou que a confederação chame o principal halterofilista do país para o Pan. Sem disputar essa competição, ele não poderia ir ao Mundial, no qual pretende brigar por uma medalha inédita para o país.

A briga de Fernando Reis Saraiva com a CBLP é antiga, mas ganhou novas proporções após os Jogos Olímpicos do Rio, quando a confederação vetou que ele participasse da eleição da comissão de atletas, alegando que Fernando já foi suspenso por doping. A Federação Paulista, presidida por Horácio Reis, pai de Fernando, entrou na Justiça e conseguiu suspender a eleição presidencial da CBLP, que ocorreu mesmo assim.

Em meio a essa disputa, Fernando não veio para o Brasil para participar do Campeonato Brasileiro. Alegou que estava competindo nos Estados Unidos. Só que a súmula da competição norte-americana, de caráter local, não inclui o resultado de estrangeiros como Fernando. A CBLP aproveitou essa deixa para não convocar o desafeto para o Campeonato Pan-Americano.

Nesta segunda, porém, Fernando conseguiu uma liminar que garante a sua convocação. Mateus Filipe Gregório Machado, campeão brasileiro, é quem perderá o lugar.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.