Topo

Olhar Olímpico

Dirigente do levantamento de peso comemora reeleição proibida pela Justiça

Demétrio Vecchioli

17/05/2017 04h00

Após handebol, desportos aquáticos e taekwondo, mais uma eleição de confederação olímpica brasileira foi parar na Justiça. E, como nas demais, o alvo é o atual mandatário da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), Enrique Montero Dias. Apesar de uma liminar impedir a realização da eleição, ele está comemorando uma suposta reeleição.

Essa suposta assembleia da CBLP aconteceu no dia 31 de março, em Belo Horizonte, mas o resultado da votação nunca foi divulgado pela CBLP, que não tem mais assessoria de imprensa. Na semana passada, porém, a Federação Internacional, a IWF, noticiou a eleição e até parabenizou Enrique pela vitória.

Um dia antes da eleição, porém, a Federação Paulista havia conseguido uma liminar na Justiça de Belo Horizonte (onde está a sede da CBLP e ocorreria a assembleia) que determinou o cancelamento do pleito e estipulou uma multa de R$ 300 mil se a decisão fosse descumprida.

O blog teve acesso ao despacho do juiz Geraldo David Camargo, da 30.ª Vara Cível de Belo Horizonte, datada de 30 de março. No mesmo dia, a decisão foi deixada no prédio da CBLP, com a secretária da confederação. Mesmo assim a assembleia foi realizada e o resultado agora divulgado. De acordo com a postagem no site da IWF, a votação foi unânime – só Enrique registrou candidatura.

A CBLP tinha apenas cinco federações aptas a votar (SP, RJ, MG, PB e RS), sendo que somente uma delas faz oposição: a de São Paulo, comandada por Horácio Reis, pai de Fernando Reis Saraiva. O melhor halterofilista do país e o presidente da CBLP são inimigos declarados, a ponto de Enrique marcar o Campeonato Brasileiro do ano passado para o dia de uma clínica que Fernando faria em São Paulo, de forma a impedir o peso pesado de se candidatar ao Comitê de Atletas.

Foi exatamente a formação dessa comissão, que também teria direito a voto na eleição da CBLP, que fez a Federação Paulista procurar a Justiça e conseguir uma liminar. A CBLP, segundo os 'Reis', chegou a afirmar que Fernando não poderia participar do pleito por ter histórico de doping – o que não é verdade, conforme documento da própria IWF.

Também teria tido direito a voto na eleição a Comissão de Árbitros. Atualmente, só há dois árbitros internacionais no país: Enrique e seu pai, David Montero Gomez. David comandou a CBLP até 2008, quando foi retirado do cargo pela Justiça, por improbidade administrativa.

Antes dos Jogos Olímpicos do Rio, Enrique se envolveu em polêmica ao modificar a convocação feita pela comissão técnica a partir de critérios pré-estabelecidos para trocar Bruna Piloto (atleta do Pinheiros, como Fernando) por Jaqueline Ferreira, garantindo a participação de um atleta da Federação do Rio na Olimpíada.

O blog tem tentado contato com Enrique desde a semana passada, sem sucesso. A secretária da CBLP chegou a anotar o telefone do repórter para que ele retornasse, o que não aconteceu.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.