Topo

Olhar Olímpico

Pacaembu tem ao menos três quedas "pontuais" de energia em uma semana

Demétrio Vecchioli

23/03/2019 04h00

Piscina do Pacaembu (divulgação/prefeitura de São Paulo)

Enquanto a Justiça posterga decisão sobre a continuidade do seu processo de concessão à iniciativa privada, o Complexo Esportivo do Pacaembu tem sofrido com problemas elétricos. Só durante a semana passada, em ao menos três momentos os frequentadores das piscinas tiveram que tomar banho gelados. A prefeitura de São Paulo diz que as quedas de energia são "pontuais".

+ Em processo de concessão, Pacaembu não pode ser usado no Brasileirão
+ Vencedor de concessão promete ampliar uso do Pacaembu pela população

Os apagões foram relatados por um grupo de frequentadores que vem atuando contra a privatização do espaço. De acordo com uma dessas usuárias, que falou ao telefone com o Olhar Olímpico, nas três vezes em que ela esteve no Pacaembu para treinar natação durante a semana, os banheiros estavam sem energia elétrica. Ela relatou problemas no domingo à tarde, na terça e na quinta-feira pela manhã.

A Secretaria Municipal de Esporte (SEME) inicialmente negou que o complexo tenha passado por qualquer problema elétrico recentemente, explicando que, nos dias de jogos, cinco horas antes de iniciar a partida, o gerador é acionado. Para isso, é necessário que a energia seja desligada por dois minutos.

Depois, confrontada com as reclamações dos usuários, a prefeitura disse que as quedas de energia nos vestiários da piscina ocorreram "de forma pontual" por causa do "grande número de usuários", o que provoca o desarme do disjuntor. "Em todos os casos, ele foi  prontamente religado pela equipe técnica. Não está previsto nenhum tipo de reforma, já que o mesmo, está em processo de concessão", completou a prefeitura.

O Pacaembu teve um aumento expressivo no número de usuários nos últimos meses, depois que a prefeitura admitiu que associados de outros clubes municipais também utilizem a instalação deste complexo esportivo, único com piscina olímpica. Antes, só podiam frequentá-lo os portadores de carteirinha do Pacaembu, que por sua vez era concedida apenas a moradores do entorno.

Essa redescoberta do Pacaembu, porém, vem em um momento em que o complexo esportivo está perto de ser concedido à iniciativa privada. A prefeitura abriu em fevereiro os envelopes da concorrência internacional, que apontaram que a Concessionária Patrimônio SP apresentou a maior oferta de outorga fixa. Mas o processo está sendo questionado judicialmente pela Associação Viva Pacaembu, que havia conseguido, antes até da abertura das propostas, duas liminares suspendendo o edital de concessão.

Ao mesmo tempo, a prefeitura diz que não pode realizar obras no complexo enquanto estiver em curso o processo de concessão. É que, se o local passar por melhorias, a prefeitura entregaria ao futuro concessionário um equipamento em tese de maior valor do que aquele previsto em edital.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.