Topo

Olhar Olímpico

Ex-secretário da ABCD, Giocomini vai comandar Alto Rendimento no ministério

Demétrio Vecchioli

10/05/2018 10h20

(divulgação/ME)

O Ministério do Esporte tem um novo secretário de Alto Rendimento. Nesta quinta-feira, o Diário Oficial da União (DOU) confirma que o ex-técnico de handebol Celso Luiz Gioacomini deixa a secretaria-geral da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), cargo equivalente ao de presidente do órgão, para assumir a pasta que cuida da relação com confederações e com o esporte de alto-rendimento como um todo.

O posto estava vago há duas semanas, desde que o ex-judoca Rogério Sampaio deixou o governo para assumir a diretoria-executiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB), onde será uma espécie de CEO. Desde o Olhar Olímpico informava que a tendência era Giocomini assumir o posto, fazendo exatamente o caminho que Rogério Sampaio havia feito em 2017, quando também saiu da ABCD para o Alto Rendimento.

O campeão olímpico teve seu nome aprovado pelo Conselho de Administração e foi anunciado como novo funcionário do COB no dia 25 do mês passado, mas só nesta quinta-feira é que foi de fato exonerado do Ministério do Esporte. Logo abaixo, no DOU, aparece a nomeação de Giacomini.

Gaúcho, o professor universitário estava na ABCD desde setembro do ano passado. Assim como Rogério Sampaio, ele estava no governo desde 2016, quando chegou para ser diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD. Ele é formado em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), onde obteve o mestrado em ciência do movimento humano e lecionou por 27 anos, entre 1973 e 2000.

Antes de trabalhar na ABCD, Giacomini já havia ocupado dois cargos no Ministério do Esporte, em 2001 e 2002. Além disso, foi técnico da seleção brasileira masculina de handebol, trabalhando nas competições classificatórias para os Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e de Atlanta-1996. Até recentemente comandava a Federação Gaúcha de Handebol e fazia parte do grupo que apoiava Manoel Oliveira, hoje alvo de inúmeras denúncias.

Caberá, aliás, à secretaria comandada por Giacomini cobrar que a CBHb devolva cerca de R$ 10 milhões ao governo federal por irregularidades no convênio firmado em 2011 para financiar a realização do Mundial Feminino, disputado no Brasil – a dívida foi revelada pelo Olhar Olímpico.

Também nesta quinta-feira Andréa Barbosa Andrade de Faria foi nomeada como secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Até então chefe de gabinete, ocupa o posto que estava vago depois que Leandro Cruz foi promovido a ministro. Leandro, que por sua vez é ex-assessor parlamentar o ex-ministro Leonardo Picciani (MDB-RJ), indica, assim, que vai manter a equipe do seu antecessor, que voltou a ser deputado federal para concorrer à reeleição.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.