Topo

Gêmeos e Vitória/Victória são campeões mundiais sub-21 no vôlei de praia

Demétrio Vecchioli

23/06/2019 16h17

Brasileiros festejam título mundial no vôlei de praia (FIVB/Divulgação)

A fase do vôlei de praia brasileiro masculino não é das melhores,  mas na base as coisas vão muito bem, obrigado. Neste domingo, (23), na Tailândia, o Brasil faturou o tricampeonato mundial sub-21 tanto entre as mulheres, com as xarás Victória e Vitória, quanto no masculino, com os gêmeos Rafael e Renato.

Entre os homens, o título é o terceiro consecutivo de Renato. Ele ganhou o Mundial Sub-19 com o irmão em 2016 e, no ano seguinte, foi campeão no sub-21 com Adrielson. Detalhe: Renato tinha apenas 18 anos na ocasião. Agora, aos 20, ele é bicampeão da categoria, ao lado do irmão.

Vitória e Victória, ambas de 19 anos, também estavam jogando o Mundial Sub-21 pela segunda vez. Há dois anos, elas sequer haviam passado da fase preliminar. Desta vez, levaram o Brasil ao terceiro título seguido na categoria, depois de duas conquistas consecutivas de Duda e Ana Patrícia, em 2016 e 2017. Mais experiente, Victória tem um título mundial sub-19, com Duda.

No vôlei de praia feminino, a maturação das atletas é mais rápida. Tanto que Duda (com Ágatha) e Ana Patrícia (com Rebecca) têm tudo para estarem nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atualmente, as duplas das duas estão entre as quatro melhores do ranking mundial. Victória já joga o Circuito Mundial com regularidade, junto com Tainá.

Entre os homens esse processo é mais lento. O Brasil foi campeão sub-21 em 2013 com Allison/Guto e em 2016 com Arthur/George. Desses, só George tem chances reais de estar em Tóquio, com André Stein.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gêmeos e Vitória/Victória são campeões mundiais sub-21 no vôlei de praia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter