Topo

Corinthians aposta no ciclismo e mira vaga na Olimpíada

Demétrio Vecchioli

22/01/2019 18h00

Corinthians apresenta equipe de MTB

O Corinthians deu mais um passo para associar sua marca aos esportes ditos olímpicos. Nesta semana, o clube faz sua estreia como uma equipe de mountain bike disputando uma competição no Piauí. O time, apresentado na segunda-feira (21) em Teresina (PI) conta com alguns dos principais atletas do país, com destaque para Raiza Goulão, que é a 20ª colocada do ranking mundial.

+ Martine e Kahena abrem temporada com ouro em Miami
+ Com R$ 50 mil/mês, Thiago Braz é exemplo de sobreposição de benefícios

"O ciclismo era uma modalidade que já estava no nosso radar, para lançarmos essa fase dessa gestão, em que a gente vem investindo em novas modalidades", explica Donato Votta, diretor de esportes terrestre do Corinthians. O acordo é de licenciamento, com uma equipe já existente, a Audax Bike Team, que passará a vestir a camisa alvinegra.

A Audax, no caso, não tem nada a ver com o clube homônimo, ligado ao Bradesco, que disputa o Campeonato Paulista de Futebol e que teve parceria com o Corinthians em uma equipe de futebol feminino. Esse Audax é uma linha premium de bicicletas do Grupo Claudino, empresa que também é dona da loja Armazém Paraíba e da Houston Bike, que tem forte presença no Maranhão e no Piauí.

"A nossa preocupação ao fechar com o Audax foi justamente pelo projeto que eles têm. Não dá para falar que vai ser uma parceria eterna, mas pelo menos até o final do ciclo a gente está junto. A gente sente confiança neles, que são um grupo econômico muito forte. Eles têm quatro anos de atividade nessa linha premium e nem imaginávamos toda a estrutura que eles têm", continua Votta.

 

Pelo acordo, o Corinthians não coloca dinheiro no projeto, mas cede sua marca para a equipe que competirá com seis atletas profissionais na atual temporada. O objetivo é buscar uma vaga olímpica. A chance de sucesso é grande, uma vez que a equipe se reforçou com Raiza Goulão, principal nome do mountain bike feminino do Brasil. E também conta com a segunda melhor brasileira no ranking mundial, Letícia Cândido. Entre os homens, o destaque é José Gabriel de Almeida, 80º do mundo e também candidato a uma vaga olímpica.

Outros esportes

Atualmente o Corinthians mantém parceria parecida com com a prefeitura de Guarulhos, cedendo seu uniforme para as equipes masculinas de vôlei e de handebol da cidade da Grande São Paulo. No passado, o Corinthians fez o mesmo com o time feminino de basquete de Americana, mas o contrato não foi renovado em 2017.

De acordo com o diretor de esportes terrestres do clube, o Corinthians recebe diversas propostas do tipo todos os meses. Mas Votta, que ocupa o cargo desde março do ano passado, diz que o processo demanda muita parcimônia. O Corinthians só negocia com quem já tem solidez no projeto.

"Precisamos ter certeza de que vai contribuir para a divulgação da nossa marca, que vai ser uma equipe competitiva. Isso sim está no nosso radar. Se vê solidez, a gente vai para cima junto", explica, sem detalhar se o clube pretende investir em alguma modalidade específica. "Se falo isso, amanhã tem 15 caras querendo apresentar projeto, e a maioria não tem solidez", argumenta.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians aposta no ciclismo e mira vaga na Olimpíada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter