Topo

Após caso de abuso no Santos, projeto de lei propõe medidas a clubes

Demétrio Vecchioli

28/04/2018 04h00

(Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública no próximo mês para discutir medidas de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual em clubes esportivos. O evento já estava marcado inclusive antes da divulgação, na semana passada, de uma denúncia de abuso sexual nas categorias de base do Santos.

A audiência, que terá como convidados a nadadora Joanna Maranhão, e Walter Feldman, ex-deputado federal e secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acontece como consequência de um projeto de lei da deputada Erika Kokay (PT-DF), que pretende condicionar o patrocínio de bancos estatais a adoção de medidas de proteção da criança e do adolescente por parte dos clubes.

Leia: Jovem venceu vergonha e diz que negou chance no Santos para denunciar abuso

Pelo Projeto de Lei 9.622, clubes de futebol e outras associações esportivas só poderiam receber patrocínios ou qualquer tipo de verba de bancos públicos mediante assinatura de compromisso de adoção de medidas para a proteção de crianças e adolescentes contra abusos e todas as formas de violência sexual.

Entre essas medidas, pelo que aponta o projeto, estariam campanhas educativas, com orçamento específico, qualificação dos profissionais que atuam com as crianças e adolescentes para a atuação preventiva e de proteção dos direitos delas e adoção de providências para prevenir o tráfico interno e externo de atletas.

Além disso, os clubes teriam que criar canais de ouvidoria para receber denúncia de maus tratos e de exploração sexual de crianças e adolescentes e apresentarem uma prestação de contas anual junto aos Conselhos Tutelares, Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério Público, sobre o devido cumprimento das medidas previstas na lei.

A lei propõe que os clubes que não cumprirem essas regras ficariam sujeitos ao rompimento do contrato de patrocínio com bancos estatais. No caso do Santos, o clube era patrocinado pela Caixa até o ano passado.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após caso de abuso no Santos, projeto de lei propõe medidas a clubes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter