Topo

Câmara discute projeto para que VAR em jogos de futebol vire lei

Demétrio Vecchioli

18/04/2018 17h53

Não é só nas mesas de bar e nas redes sociais que a implantação de arbitragem eletrônica no futebol é o assunto do momento. Na Comissão de Esporte da Câmara corre um projeto de lei que visa alterar o Estatuto do Torcedor para tornar obrigatória a utilização do sistema de vídeo-arbitragem VAR (video assistant referee, em inglês).

A iniciativa foi o deputado federal Delegado Edson Moreira (PR/MG), que protocolou o PL 9715/2018 ainda no início de março – ou seja, antes da polêmica na final do Campeonato Paulista. A proposta dele é que seja alterado do Estatuto do Torcedor para exigir que todo jogo com cobrança de ingresso tenha arbitragem de vídeo.

Pelo projeto, seria incluído no texto da lei o seguinte: "Nas competições esportivas profissionais em que haja a cobrança de ingresso, promovidas pelas entidades brasileiras de administração do desporto ou ligas esportivas, será obrigatória a utilização de recursos tecnológicos que visem corrigir, durante a disputa, eventuais erros da arbitragem que possam interferir no resultado final da partida".

Na Justificação (argumentação), Edson Moreira alega que "é direito do torcedor pagante ter a garantia de assistir um evento esportivo em que prevaleça a lisura, transparência e a justiça". Ele ainda alega que o projeto foi concebido "ouvindo os anseios da sociedade em geral".

Nesta quarta-feira venceu o prazo para que fossem apresentadas emendas na Comissão de Esporte e nenhum outro deputado fez sugestões. Agora o próximo passo é o relator Roberto Góes (PDT/AP) apresentar um parecer sobre o projeto, que deve ser votado pela comissão. Em seguida, ele ainda precisaria passar pela Comissão de Constituição de Justiça para só aí entrar na fila para ser votado em plenário.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Câmara discute projeto para que VAR em jogos de futebol vire lei - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter