Topo

Fora da Copa, Parreira vai coordenar laboratório de estudos sobre futebol

Demétrio Vecchioli

03/04/2018 17h17

(Taís Vilela/UOL)

Técnico do Brasil em duas Copas do Mundo, Carlos Alberto Parreira vai assistir o Mundial da Rússia envolvido em uma função completamente nova para ele. Na noite de segunda-feira, o treinador de 75 anos foi apresentado como coordenador do novo Laboratório de Estudos da Ciência do Futebol de Campo, Futsal e Beach Soccer. A iniciativa é uma parceria entre a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), ligada ao Ministério do Esporte, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Nossa primeira missão será analisar o futebol praticado na Copa da Rússia, formular um detalhado relatório com o que de novo surgir, a partir de uma análise crítica e construtiva e apontar caminhos e tendências decorrentes de nossa observação. Queremos que esse laboratório deixe um grande legado fora de campo", disse Parreira, em declaração enviada pela assessoria de imprensa do Ministério do Esporte.

Confira o especial do UOL Esporte: A Sabedoria de Parreira.

O laboratório é um dos lançamentos desta última semana de gestão do ministro Leonardo Picciani no Esporte, uma vez que ele vai deixar o cargo na quinta-feira. E fica no Parque Olímpico da Barra, mais exatamente na Arena Carioca 2, que perdeu suas arquibancadas e está sendo remodelada para se tonar um centro de treinamento. Também para lá vão se transferir algumas confederações – a de basquete, a primeira delas.

No caso do Laboratório do Futebol, foi firmada uma parceria entre a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, uma das pastas dentro do Ministério do Esporte, e a UFRJ. O governo vai dar o "apoio logístico", enquanto a universidade vai realizar as pesquisas. O próprio Parreira será ligado à UFRJ, não ao ministério.

"O professor Parreira nos deu a honra de aceitar o convite para participar deste projeto, e queremos que esse laboratório seja referência. Ele vai funcionar diariamente produzindo conteúdo e terá também aulas presenciais do curso de pós-graduação no futebol. Esse é o primeiro de outros laboratórios que pretendemos implementar no país", explicou o secretário Luiz Argôlo.

Siga @Olhar_Olimpico

Parreira está afastado do futebol desde que foi o coordenador-técnico na fracassada campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2014, a sua terceira com a seleção brasileira – como técnico, ele foi campeão em 1994 e eliminado nas quartas de final de 2006. Além disso, treinou o Kuwait em 1982, os Emirados Árabes Unidos em 1990, a Arábia Saudita 1998 e a África do Sul em 2010.

No ano passado, Parreira foi especulado para ser vice-presidente do Fluminense, mas não teria aceitado o convite. O treinador, que também é educador físico, ainda teve sua primeira exposição de arte como pintor, chamada "Uma jogada de mestre".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fora da Copa, Parreira vai coordenar laboratório de estudos sobre futebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter