Topo

Picciani confirma que vai deixar Ministério do Esporte e tentará reeleição

Demétrio Vecchioli

29/03/2018 15h43

(Valter Campanato/ Agência Brasil)

O Ministério do Esporte deverá ter um novo ministro nos próximos dias. Em conversa com o Olhar Olímpico, Leonardo Picciani (MDB-RJ), que ocupa o cargo desde o início do governo do presidente Michel Temer (MDB), confirmou que vai se descompatibilizar do posto para poder concorrer às eleições de outubro. Isso precisa acontecer até o fim da semana que vem.

"Até o fim da semana que vem devo retornar meu mandato de deputado federal", admitiu Picciani, ao blog, enquanto deixava o Prêmio Brasil Olímpico, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na zona sul do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira.

O ministro chegou atrasado ao evento, causando inclusive seu início um pouco mais tarde do que estava anunciado. Pouco antes, o pai dele, Jorge Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio e líder do MDB no estado, havia deixado o presídio José Frederico Marques, em Benfica. Foi beneficiado por uma decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que converteu a prisão preventiva de Picciani pai em prisão domiciliar.

Antigo líder do governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani desembarcou no governo Temer assim que o mesmo teve início. Líder político de bom relacionamento, chegou a ser cotado para ser o candidato do MDB ao Senado no Rio. Mas a prisão do seu pai foi uma ducha de água fria nessas pretenções.

Tanto que agora ele diz que pretende disputar apenas a reeleição na Câmara e nega que tenha cogitado tentar uma cadeira no Senado. "O partido em determinado momento cogitou, mas eu nunca tomei essa decisão, que é tomada em um momento oportuno, de convenções", afirmou.

Substituto

Faltando nove meses para o fim do governo e seis para a eleição, é improvável que Michel Temer aponte um ministro para o Esporte que já não esteja habituado com a pasta, uma vez que não há tempo para mudanças de rumos e de equipe. Assim, o substituto de Picciani deve sair do seu secretariado. "Vamos conversar isso durante a semana", desconversa.

Especula-se que três dos seus secretários têm chances de serem nomeados. O favorito é o judoca campeão olímpico Rogério Sampaio, que chegou ao governo Temer como secretário-nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e foi promovido a secretário do Esporte de Alto Rendimento quando Luiz Lima pediu demissão.

Outros dois nomes correm por fora e têm seus nomes envolvidos em denúncias. Um deles é o secretário-executivo Fernando Avelino, ex-presidente do Detran-RJ e que participou com cargos executivos dos governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão (ambos do MDB) no Rio. Na semana passada, o Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou Avelino por um esquema que beneficiava o empresário Arthur Soares, conhecido como Rei Arthur, por contratos no Detran.

O outro é Leandro Cruz Froes da Silva, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que já foi preso por porte ilegal de armas. Além disso, ele também já foi acusado de improbidade administrativa, em processo que corre em Nova Iguaçu (RJ).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Picciani confirma que vai deixar Ministério do Esporte e tentará reeleição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter