Topo

Ainda júnior, 'Cachorrão' bate recorde histórico na natação

Demétrio Vecchioli

06/12/2017 19h25

(Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O primeiro dia de provas do Torneio Open de Natação reservou o melhor para o final. Após uma série de resultados de pouca expressão, Guilherme Costa caiu na água da piscina da UNIFA, no Rio, para bater mais uma vez o recorde sul-americano dos 1.500m livre. Desta vez, com um gostinho especial: ele enfim se tornou o primeiro brasileiro a completar a prova na casa de 14 minutos.

Ainda atleta da categoria júnior, uma vez que tem 19 anos, ele marcou 14min59s01, melhorando em mais de um segundo e meio o antigo recorde, que ele havia estabelecido há 20 dias, em uma competição estadual em São Paulo. Lá, fez 15min00s54.

Assim como nos 100m do atletismo a barreira dos 10 segundos é um muro que separa os homens dos meninos, nos 1.500m, prova mais longa da natação, entrar na casa de 15 minutos é o que todo fundista sonha. E Guilherme, mais conhecido pelo apelido de Cachorrão, conseguiu uma melhora expressiva na temporada para entrar no seleto grupo.

Há um ano, a melhor marca dele era 15min17s, enquanto que o recorde nacional era na casa de 15s11, ainda de Luiz Lima. Ele não só melhorou esse recorde em mais de 12 segundos, como puxou com ele outros nadadores. Tanto Diogo Villarinho (15min11s65) quanto Miguel Valente (15min06s13) nadaram abaixo do antigo recorde de Luiz Lima nesta tarde.

São resultados que colocariam os três dentro do grupo de oito convocados para o Mundial de Budapeste, por exemplo. No ranking mundial, Guilherme Costa deve aparecer na 13ª colocação, quando o resultado for informado à base de dados da Fina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ainda júnior, 'Cachorrão' bate recorde histórico na natação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter