Topo

Técnico dá ordem e iraniano entrega luta para não enfrentar israelense

Demétrio Vecchioli

27/11/2017 12h37

(Divulgação/UWW)

No mesmo dia em que os Estados Unidos enfim concederam visto para que o melhor halterofilista do Irã participe do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, que acontece esta semana em Anaheim, o Irã voltou a ser protagonista de outro momento triste do esporte. Desta vez, como vilão. No Mundial Sub-23 de Wrestling, um atleta iraniano perdeu de propósito nas oitavas de final para não disputar uma final contra um israelense.

Levantamento de peso e wrestling são dois dos esportes mais populares do Irã, os dois nos quais o país obtém seus resultados mais expressivos internacionalmente. Por isso, o país estava de olho tanto na situação de Kianoush Rostami, campeão olímpico que inicialmente teve seu visto barrado pelos norte-americanos, como no Mundial de Wrestling que foi disputado até domingo em Bydgoszcz, na Polônia.

No sábado, Alireza Karimi campeão asiático e um dos principais nomes do esporte iraniano, vencia o russo Alikhan Zhabrailov por 3 a 2 nas oitavas de final quando recebeu a ordem de seu técnico: "Você deve perder". O recado aparece na transmissão oficial da luta e parece não deixar Karimi satisfeito. Ele volta para o tapete e, nos últimos cinco segundos de luta, leva uma série de golpes bobos até perder por 14 a 3.

A cena, que aparece a partir do sexto minuto do vídeo acima, causou revolta no Irã. No Twitter, onde os liberais iranianos mais se expressam, a hashtag "YouMustLose" ficou entre as mais compartilhadas no país ontem.

A ordem tem a ver com o fato de o próximo adversário do vencedor daquele duelo ser o israelense Uri Kalashnikov. Há anos vigora uma norma do governo central iraniano que atletas do país não podem competir diretamente contra israelenses. Recentemente, dois jogadores da seleção de futebol foram banidos para sempre porque, por seus clubes, enfrentaram um time de Israel.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Técnico dá ordem e iraniano entrega luta para não enfrentar israelense - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter