Topo

"Novo" há 10 temporadas, NBB abraça papel de vanguardista e vai manter nome

Demétrio Vecchioli

03/11/2017 04h00

(divulgação)

Há nove anos, fazia bastante sentido que o novo campeonato brasileiro de basquete recebesse o nome de Novo Basquete Brasil. Afinal, os anos anteriores haviam sido péssimos para a modalidade e tudo que todo mundo queria deixar para trás era o velho. O Brasil precisava de um novo torneio. O NBB vingou, conseguiu se consolidar e, neste sábado, estreia sua décima temporada mais forte do que nunca.  O "novo", porém, continua no nome e de lá não deverá sair tão cedo.

"O 'novo' na época representava alguma coisa que precisava ser revolucionária. O 'novo' atual mostra inovação. Nós temos que ser novos todos os dias. É uma transformação da necessidade do novo lá atrás e o novo atual de estar sempre na frente, sempre liderando um processo novo", explica o "novo" João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete, que passou recentemente por cirurgia para perder peso.

É sob o comando dele, dirigente ligado ao Pinheiros, de São Paulo, que o NBB10 abre sua temporada neste sábado, com a reedição da final do ano passado entre Bauru e Paulistano, no Panela de Pressão, no interior de São Paulo. É verdade que muita coisa mudou desde o primeiro jogo da história do NBB: um Espírito Santo x Araraquara, em janeiro de 2009. Mas muita coisa se mantém, também.

Por exemplo: dos nove primeiros colocados daquela edição inaugural, só um clube não está na atual temporada. É o Brasília, tricampeão, que pediu licença da liga este ano depois de perder seu patrocinador master. O Bauru, que vai defender o título , aliás, também correu risco pelo mesmo motivo, mas conseguiu um novo apoiador. O Franca fechou parceria com o Sesi, reforçou-se e volta a ser candidato à taça.

As dificuldades continuam aparecendo e, com elas, as necessidade de se renovar. E esse é outro dos motivos que o NBB não quer mudar de nome, ainda que tenha cogitado a ideia. "Nós analisamos em algum momento: o que o novo representa? Ele representa que nós temos que mudar todo dia, ser inovador, sempre estar na frente. Assim, ele continua atualizado para a gente", completa Rossi.

Dentro das quadras, as mudanças são mais visíveis agora do que nunca. É verdade que grande parte dos melhores jogadores da primeira temporada – Alex, Marcelinho Machado, Marquinhos, Olivinha e Larry Taylor – continua em atividade e em destaque.  Por outro lado, uma geração talentosa bate à porta, puxada por nomes como Yago, do Paulistano, e Ruivo, do vizinho Pinheiros.

Jovens que não conheceram o tempo em que o NBB de fato era o novo. Isso foi em 2008, quando Yago tinha nove anos e, Ruivo, 10. Naquele momento, o basquete brasileiro vivia uma crise histórica. Três anos antes, Oscar havia criado a Nossa Liga de Basquete, que teve uma boa temporada, mas não vingou. Os clubes racharam com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o campeonato nacional anterior, não teve os times paulistas.

Na atual temporada, serão seis times de São Paulo, sendo dois da capital. Além de Pinheiros e Paulistano – campeão paulista ontem (2), jogam o torneio Bauru, Mogi, Franca e Liga Sorocabana. Há ainda os três times "de camisa" do Rio: Flamengo, Vasco e o estreante Botafogo, e representantes do Rio Grande do Sul (Caxias), do Paraná (Campo Mourão), de Santa Catarina (Joinville), de Minas Gerais (Minas), da Bahia (Vitória) e do Ceará (Basquete Cearense).

Pela segunda vez seguida, a competição estará na televisão aberta, com jogos todos os sábados na Band. Além disso, o NBB continua tendo partidas de todas as rodadas transmitidas pelo SporTV e fez parceria tanto com o Facebook quanto com o Twitter para que os jogos em streaming sejam impulsionados nas plataformas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Novo" há 10 temporadas, NBB abraça papel de vanguardista e vai manter nome - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter