Topo

Ex-presidente do Fla está internado desde primeira operação contra Nuzman

Demétrio Vecchioli

20/10/2017 12h00

(Daniel Marenco/Folhapress)

Com Leo Burlá

Considerado como o "testa de ferro" de Carlos Arthur Nuzman, responsável por assinar todos os convênios firmados como Ministério do Esporte a partir de 2005, o ex-presidente e ex-vice presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) André Richer está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, no Rio, desde que soube da primeira operação da Polícia Federal contra o COB, em 6 de setembro.

Richer, que tem 89 anos e foi presidente do Flamengo entre 1969 e 1973, foi a última pessoa a presidir o COB antes de Nuzman assumir o poder. Mandatário da entidade entre 1990 e 1995, tendo Nuzman como vice, ele trocou de cadeiras com o amigo em 1995 e seguiu como vice do COB até o fim do ano passado, quando deu lugar a Paulo Wanderley.

Há muitos anos, Richer era uma figura decorativa dentro do COB, responsável apenas por assinar papeis. Sozinho depois da morte da companheira e sem filhos, não faltava nunca ao trabalho, segundo informações de funcionários. Passava o dia assistindo à TV Senado ou à TV Câmara e à disposição para assinar o que fosse necessário. "A vida dele era o COB", contou ao blog um antigo colega.

Por isso, mesmo quando ficou sem cargo, o COB manteve sua sala na sede da entidade, na Barra, na zona sul da cidade. Em 6 de setembro, quando ele chegou lá para dar seu expediente, encontrou tudo revirado pela Polícia Federal. Funcionários do COB ainda tentaram disfarçar, mas não teve jeito. Richer teve um ataque nervoso e, desde então, nunca mais voltou a ter lucidez.

Quando o Ministério Público Federal (MPF) solicitou um mandado de busca e apreensão nos endereços associados a Richer, em 5 de outubro, não o encontrou. Ele estava internado, segundo sua defesa, com um quadro de "psicose aguda". "No momento, ele não encontra-se lúcido e não orientado no tempo e no espaço", argumentou o advogado dele, Ricardo Cerqueira, ao apresentar a defesa ao juiz criminal Marcelo Bretas.

Há 10 dias, Richer, que é o mais antigo grande benemérito do Flamengo, foi operado por causa de uma "complicação abdominal". Isso foi o que informou a defesa à Justiça, juntando inclusive um prontuário médico. O blog entrou em contato com o Samaritano, que enviou um breve boletim médico depois de conseguir a autorização de um membro da família do ex-dirigente.

"O Hospital Samaritano (Botafogo) informa que o Sr. André Richer deu entrada na instituição em 6 de setembro. O paciente encontra-se no Centro de Terapia Intensiva e seu quadro de saúde é estável", foi tudo que informou o hospital.

Richer é natural Rio Branco, Minas Gerais, e formou-se em Direito no Rio. Nos anos 1950, foi atleta de remo do Flamengo, chegando a disputar os Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália), em 1956. Depois, ele voltaria à Olimpíada em Barcelona, quando era presidente do COB.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-presidente do Fla está internado desde primeira operação contra Nuzman - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter