Topo

'Resultado do Mundial não muda o que fiz para o esporte', diz Bolt em despedida

Demétrio Vecchioli

13/08/2017 18h20

(Phil Noble/Reuters)

Por Julianne Cerasoli

Depois de se despedir da torcida com uma volta no Estádio Olímpico de Londres, sem nenhuma vez abrir seu tradicional e espontâneo sorriso, Usain Bolt concedeu a entrevista coletiva mais concorrida deste Campeonato Mundial. Um dia depois de sentir câimbras na final do revezamento 4x100m e encerrar sua participação sem ganhar nenhuma medalha de ouro em Londres, ele minimizou o impacto na sua imagem.

"Não acho que um campeonato vai mudar o que eu fiz. Lembro que me falaram depois da final dos 100m que (o boxeador) Muhammad Ali perdeu a última prova dele. Provei meu valor. Minha carreira toda e não acho que um campeonato vai mudar o que fiz no esporte", disse Bolt, logo em sua primeira declaração à imprensa.

Se após o bronze nos 100m o jamaicano estava todo sorridente, brincando com os dois norte-americanos que o venceram, neste domingo Bolt mostrou que sentiu o baque pela decepção de se despedir do atletismo deste jeito, longe da melhor forma.

"Acho que foi um dos campeonatos mais surpreendentes para vários atletas. Não teve nada a ver comigo. Eu fiz o meu melhor. Foi uma daquelas coisas que acontecem, mas deixei tudo na pista. E sempre acredito que tudo acontece por um motivo", afirmou.

Criticado nas redes sociais por não ter se aposentado quando ainda estava no auge, depois de ganhar três medalhas na Olimpíada do Rio, Bolt defendeu sua decisão "Não me arrependo. Meus fãs queriam que eu ficasse mais um ano. E, sem eles, nada do que eu conquistei seria possível. Eles me deram energia para seguir. Estou feliz por ter vindo e tê-los feito felizes", garantiu.

Ainda que seu arquirrival (e amigo) Justin Gatlin tenha apostado um milhão de dólares que Bolt ainda vai voltar ao atletismo e que a despedida desta vez ainda não é definitiva, o jamaicano jurou que sua carreira como corredor está encerrada. "Vi muitas pessoas se aposentarem e voltarem piores. Não quero ser uma dessas pessoas", apontou, sem citar nomes.

Lesão – Bolt deixou claro que as dores na coxa esquerda, que o impediram de levar a Jamaica a mais um pódio no revezamento 4x100m, o preocupam. No sábado à noite, ele deixou a pista do Estádio Olímpico sem falar com a imprensa, direto para o centro médico, e a única declaração sobre seu estado de saúde foi dada pelo médico da delegação jamaicana, que citou as câimbras.

"Depois de me machucar, só quis chegar em casa o mais rápido possível para receber o tratamento e fiquei respondendo mensagens de gente que estava preocupada. Depois só continuei o tratamento e agora é uma questão de saber se é algo pior, como eu acho que é", lamentou.

Bolt confirmou o que comentaram seus companheiros de equipe e também Gatlin, dizendo que o longo tempo que os corredores ficaram na sala de espera para entrarem na pista antes da final do revezamento acabou quebrando seu aquecimento.

"No aquecimento, senti que estava meio duro e meu treinador falou para eu aquecer um pouco melhor. Ficamos em uma área de espera e depois em outra, por uns 15 minutos, por causa da cerimônia de medalhas. Estava ventando. Até perguntei se teríamos que ficar ali porque estávamos prontos, mas temos de seguir as regras", declarou.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Resultado do Mundial não muda o que fiz para o esporte', diz Bolt em despedida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter