Topo

Felix ganha sua 16ª medalha e supera Bolt como maior da história dos Mundiais

Demétrio Vecchioli

13/08/2017 17h10

(David J. Phillip/AP)

Que Bolt, que nada. A maior da história dos Mundiais de Atletismo, pelo menos em número de medalhas, é Alyson Felix. A norte-americana de 31 anos já havia superado o jamaicano no sábado, ao ganhar o ouro com o revezamento 4x100m, e ampliou seu domínio neste domingo, quando se despediu do do Estádio Olímpico de Londres faturando mais uma medalha dourada, desta vez no 4x400m.

Ainda que os 400m e os 100m sejam provas que exigem atributos diferentes dos atletas, Alyson consegue se destacar nas duas distâncias – e também nos 200m. Ela é uma espécie de Michael Phelps das pistas, correndo tudo que é possível. Em Londres, foi decisiva nos dois revezamentos, especialmente nos 400m, quando abriu vantagem sobre as britânicas e as polonesas na sua volta, a segunda do time americano.

Depois de começar o Mundial com um frustrante bronze nos 400m, Alyson encerra sua participação com três medalhas conquistadas em Londres e uma coleção de 16 no total. Usain Bolt tem 14, depois de participar de 16 provas durante sua carreira em Mundiais – só não foi ao pódio quando queimou a largada na final dos 100m em Daegu, em 2011, e ao se machucar na final do 4x100m, ontem.

Mais versátil, Felix teve mais oportunidades, até porque disputou um Mundial a mais que Bolt – foi campeã dos 200m em Helsinque, em 2005. No total, são quatro medalhas nos 200m (três ouros e um bronze), três nos 400m (uma cada cor), quatro no 4x100m (três de ouro, uma de prata) e agora cinco no 4×400 (quatro de ouro, uma de prata).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Felix ganha sua 16ª medalha e supera Bolt como maior da história dos Mundiais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter