Topo

Thiago André fica com última vaga e vai à final dos 800m em Londres

UOL Esporte

06/08/2017 17h41

Alexander Hassenstein/Getty Images for IAAF

Depois de dois dias ruins para o atletismo brasileiro, o domingo foi ótimo para o país em Londres. Se Rosângela Santos bateu o recorde sul-americano e foi sétima na final dos 100m rasos, a primeira disputada por uma brasileira na história dos Mundiais, Thiago André, que completou 22 anos na sexta-feira, conseguiu uma comemorada vaga na final dos 800m.

Disputando seu primeiro Mundial adulto, depois de ser quarto lugar tanto nos 800m quanto nos 1.500m enquanto júnior, Thiago conseguiu a vaga na final ao chegar em quarto na sua bateria semifinal. Como ele estava na última série, sabia quanto precisava fazer para ficar com as duas vagas distribuídas por tempos – os dois primeiros de cada bateria também avançam.

Thiago marcou 1min45s83, e ficou quase a um segundo do tempo que fez no Troféu Brasil, há dois meses. A expectativa agora é que ele consiga melhorar a marca na final, que será só na terça-feira à noite. O brasileiro será o único sul-americano na disputa e terá como principais rivais um etíope e um queniano.

Decepções – Se Thiago e Rosângela salvam a campanha do Brasil até aqui, os demais resultados do país na noite deste domingo em Londres foram ruins. Nos 110m com barreiras, Eder Souza, que fez 13s47 no Troféu Brasil para conseguir o índice para vir ao Mundial, parou na semifinal com 13s70, no 19.º lugar. Só os oito primeiros avançavam à final.

No dardo, Laila Ferrer ficou no 18º lugar em seu primeiro Campeonato Mundial. Ela lançou o dardo a 60,45m na melhor das suas três tentativas e também ficou longe do que sabe fazer – no Troféu Brasil, fez 62,52m. Se conseguisse melhorar um pouco essa marca, iria à final.

Já no heptatlo o resultado foi muito ruim. Tamara Souza e Vanessa Schefer foram convocadas de última hora, não fizeram a preparação adequada, e terminaram respectivamente na 24ª e 29ª colocação. Vanessa, que está sem treinador depois de se mudar para a Polônia para ficar perto do ucraniano que a treinava (e que a deixou para trabalhar na Turquia), nem correu a prova final, de 800m. Até largou, mas deu dois passos e deixou a prova.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Thiago André fica com última vaga e vai à final dos 800m em Londres - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter