Topo

Após 11 atletas passarem mal, badminton cancela eventos em 'centro de excelência'

Demétrio Vecchioli

04/07/2017 13h30

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) não irá mais permitir a realização de eventos no "centro de excelência" do badminton, localizado dentro do campus da faculdade, em Teresina, até que a obra seja completamente entregue e tenha todos os alvarás. Entre sexta-feira e domingo, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro foi realizada lá pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e, devido ao calor, 11 atletas precisaram de atendimento na quadra.

De acordo com a prefeitura do campus da UFPI, a CBBd não pediu autorização para utilizar o ginásio, que está sendo construído com verbas do Ministério do Esporte e cujas obras, dentro do cronograma, deverão ficar prontas em dezembro. Só depois disso é que a UFPI vai tentar instalar climatizadores, essenciais para o ginásio, que é todo vedado – não pode haver vento nas competições de badminton, para não afetar a direção da peteca.

Responsável técnica pelo centro de excelência, a CBBd diz que "não tinha conhecimento" de que precisava de alvará para utilizar o ginásio incompleto. Imagens enviadas ao blog por técnicos que foram à competição mostram que as saídas de emergência estavam trancadas e que não havia nenhum equipamento de emergência. Nos banheiros, não havia assento de privada, nem tranca nas portas. Na área dos atletas, nem um ventilador.

Tanto na sexta-feira quanto no sábado, a sensação térmica chegou a 50ºC, ainda de acordo com os relatos ouvidos pelo Olhar Olímpico. Em nota, a CBBd disse que foram realizados 12 atendimentos em quadra, relacionados a hipoglicemia e desidratação, envolvendo 11 jogadores. Três atletas precisaram ser encaminhados para o hospital, todos para reidratação.

Questionada sobre a realização da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Parabadminton, a partir desta sexta-feira, a reitoria da UFPI disse que desconhecia a informação. Depois, em novo contato com o blog, via assessoria de imprensa, a universidade disse que não permitiria a realização de nenhum evento no local até a obtenção de todas as licenças necessárias. Já a CBBd, anunciava o evento em seu site, agora diz que a o evento foi transferido e que não há outras atividade programadas para o CT.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 11 atletas passarem mal, badminton cancela eventos em 'centro de excelência' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.


Olhar Olímpico


Newsletter