Suspenso, 'Gato da Copinha' vai jogar pelo time de futebol da Vai-Vai
Demétrio Vecchioli
05/05/2017 04h00
Suspenso até 8 de fevereiro do ano que vem pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol (TJD-SP), o zagueiro Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, que ficou conhecido como 'Gato da Copinha', deve voltar a atuar em julho. Ele já está treinando com o elenco do Vai-Vai e pretende disputar a Taça Paulista, um torneio profissional organizado por uma liga criada pela advogada Gislaine Nunes.
Conhecida defensora de jogadores de futebol, Gislaine criou a Liga Paulista de Futebol em 2015. Naquele ano, realizou a primeira edição da Taça Paulista. Em 2016, o torneio foi jogado com a expectativa de que a advogada convencesse a FPF a reconhecer a Liga como uma espécie de quinta divisão estadual, premiando o campeão com o caríssimo registro na federação e uma vaga na quarta (e última) divisão.
Gislaine não obteve sucesso no pleito e a Liga não é reconhecida nem pela FPF nem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda que tenha mudado seu nome para Liga Nacional de Futebol com esse intuito. Ou seja: ainda que pague salários, a liga é tratada como sendo amadora. E, por isso, nada impediria Helton de jogar. O atacante Jobson, por exemplo, é figurinha carimbada em torneios de várzea enquanto cumpre sua suspensão.
Foi acreditando na possibilidade de Helton jogar que Vampeta, presidente do Audax, acertou com Gleison Pego, o Mineiro, presidente do Esporte Clube Vai-Vai, o empréstimo do zagueiro até o fim do ano. Ele treina com o elenco desde o mês passado no campo da Portuguesa da Vila Mariana, na zona Sul de São Paulo, e deve fazer sua estreia contra o Suzano, na abertura da Liga.
"O garoto quer um recomeço e nós queremos um começo. Além da visibilidade estamos sendo parceiros no social e no esportivo. Estamos buscando novos parceiros para fazer um trabalho admirável e que possa contribuir para um futebol melhor, uma sociedade melhor. Enfim, queremos colaborar com a sociedade", diz Mineiro, que também é mestre de cerimônia dos ensaios da Vai-Vai.
A escola de samba surgiu a partir de um time de futebol, o Cai-Cai, e agora quer recuperar sua história no futebol. No ano passado, fez a melhor campanha da fase de classificação e sonhava com uma final no Pacaembu, mas foi eliminada na semifinal da Taça Paulista.
Em 2017, o torneio terá 20 times, divididos em dois grupos. A cada rodada, os 10 times da mesma chave se dirigem a uma sede única, que recebe cinco partidas em dois dias. A estreia será no dia 2 de julho, em Matão. Sãocarlense e Corinthians de Presidente Prudente são dois dos times que já foram filiados à FPF e hoje jogam a Liga.
Sobre o autor
Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
Sobre o blog
Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.