Topo

Olhar Olímpico

Copa do Nordeste cresce sem EI e terá jogos ao vivo no Youtube

Demétrio Vecchioli

28/12/2019 04h00

Fundamental na recriação da Copa do Nordeste, disputada de forma ininterrupta desde 2013, o Esporte Interativo deixou de ser um canal em meados do ano passado. O que de início foi um grande baque para a "Lampions League" acabou permitindo que o torneio crescesse em visibilidade e em receitas. Em 2020, três canais vão exibir a competição, que mais uma vez estará em uma plataforma própria de pay per view.

"Foi uma perda enorme. O Esporte Interativo fazia um trabalho fantástico, mas esse ano, depois do solavanco, teve SBT batendo recorde de audiência regional, a Fox Sports liderando entre os canais de TV…. A gente ampliou a penetração no final das contas e as receitas já cresceram também", conta Edgar Diniz, ex-sócio do Esporte Interativo e um dos donos da Live Mode, que hoje detém os direitos de comercialização da Copa do Nordeste.

Pelo segundo ano consecutivo, em 2020 o torneio será exibido no Nordeste pelo SBT. Na primeira rodada, por exemplo, 25 de janeiro, um sábado à tarde, serão transmitidos dois clássicos regionais: Santa Cruz x Bahia e Vitória x Fortaleza. No mesmo dia, às 18h, o CSA recebe o Sport com transmissão para todo o país pelo Fox Sports.

Será assim em todas as oito rodadas da primeira fase, com o Youtube transmitindo uma quarta partida, também ao vivo, em um total de 12 jogos durante todo o torneio. "Esse jogo será escolhido pela Liga do Nordeste, mas será sempre uma partida com algum clube entre os principais do Nordeste", promete Diniz. A tabela divulgada pela CBF não detalha quais são esses jogos.

O modelo é semelhante ao que vem fazendo sucesso no NBB. A liga é quem faz toda a produção e a geração de imagens, que são distribuídas para os parceiros. No basquete, Twitter e Facebook transmitem uma partida por rodada, enquanto que a Copa do Nordeste fechou com o Youtube, que pela primeira vez adquiriu os direitos de um torneio nacional de futebol.

O restante das partidas, assim como acontece no NBB (e também na Superliga de Vôlei, por exemplo), será distribuído em uma plataforma paga de streaming. No caso da Copa do Nordeste, o Live FC, que vai exibir todos os jogos do torneio, sendo quatro por rodada exclusivos. O preço da mensalidade, porém, subiu em relação ao ano passado: de R$ 14,90 para R$ 19,90.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.