Topo

Olhar Olímpico

Crivella erra o próprio nome e assina 'Civela' em resposta a requerimento

Demétrio Vecchioli

19/12/2019 17h57

Assinatura de Crivella em resposta a requerimento

O prefeito do Rio destravou o andamento do projeto de lei da Parceria Público Privada (PPP) do autódromo de Deodoro ao enfim responder requerimento de informações protocolado no mês passado pela Comissão de Meio-Ambiente, presidida por Renato Cinco (PSOL). O documento, porém, contém o nome do prefeito grifado errado, como Marcelo "Civela" – o correto é Crivella.

O projeto de lei complementar 135/2019 é fundamental para os planos da prefeitura de conceder o terreno conhecido como Floresta do Camboatá à Rio Motorsport, vencedora de um edital de concessão, para que ali seja construído um autódromo que, já em 2021, pode receber a Fórmula 1.

Mas, para o projeto ser levado a plenário, antes Crivella precisava responder o requerimento de informações feito pela Comissão de Meio-Ambiente, presidida por Cinco, que é do grupo de oposição ao prefeito. Feito no dia 6 de novembro, o pedido só foi respondido ontem (18).

Na resposta, o prefeito diz que o poder Executivo não consultou o Conselho Municipal de Urbanismo (COMPUR) nem o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMAC), porque a competência para o licenciamento é estadual. O estudo ambiental foi protocolado em 19 de novembro e será discutido no ano que vem.

Com a resposta ao pedido de informações, o projeto fica destravado na Câmara dos Vereadores e pode ser acelerado. A Casa, porém, está em recesso desde o dia 12 de dezembro e só volta a trabalhar em 16 de janeiro.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.