Topo
Blog Olhar Olímpico

Blog Olhar Olímpico

Washington troca governo pela CBF e ex-nadadora assume seu lugar

Demétrio Vecchioli

28/11/2019 14h27

Fabíola Molina (divulgação)

A ex-nadadora Fabíola Molina, proprietária de uma marca de roupas para piscina, será a próxima secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Ela foi convidada para ocupar o lugar deixado pelo ex-jogador de futebol Washington Cerdeira, que trocou o governo federal pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Washington já vinha se queixando há tempos da falta de abertura – e de dinheiro – para implementar projetos na pasta que tem, de longe, o maior orçamento da Secretaria Especial do Esporte. Conhecida como Snelis, é essa secretaria nacional que controla a implantação de programas do governo federal pelo interior do país, lidando também com a construção e reformas de equipamentos esportivos e de lazer.

Já no último dia 19 de novembro a CBF anunciou que Washington havia sido contratado como diretor de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro em substituição a Juninho Paulista, que virou coordenador da seleção após a Copa América.

Washington chegou a ser deputado federal pelo PDT de Ciro Gomes no ano passado, depois que o agora secretário da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM-RS) se afastou da Câmara para cuidar da transição de governo. Suplente, o ex-jogador assumiu seu lugar e manteve a agenda de Onyx na Casa, ganhando a confiança do secretário, que o indicou para a Secretaria Especial do Esporte.

Fabíola, que disputou três Olimpíadas como nadadora, em 2000, 2008 e 2012, é contemporânea na natação de Luiz Lima (PSL-RJ), deputado federal bastante próximo do presidente Jair Bolsonaro. No Pan deste ano, ela trabalhou como comentarista da Record TV junto com Luisa Parente, que depois assumiu a presidência da ABCD, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.

Blog Olhar olímpico