Juíza adia decisão sobre fechar Parque Olímpico e salva Sandy & Junior
Quase três semanas depois de o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) solicitar a proibição de novos eventos no Parque Olímpico da Barra até que seja emitido um alvará definitivo do Corpo de Bombeiros e o "habite-se", a juíza federal Giovana Calmon decidiu adiar a decisão por mais de um mês. Em despacho assinado na última terça-feira, ela alega que "não há eventos agendados até meados de dezembro".
A informação não é verdadeira. No próximo sábado (9), a área comum do Parque Olímpico da Barra, atualmente administrada pela concessionária Rio Mais, vai receber o show de despedida da dupla Sandy & Junior, para o qual já foram vendidos mais de 100 mil ingressos.
A proibição foi solicitada pelo MPF em manifestação na ação civil pública aberta pela União contra a prefeitura. Na petição, o Ministério Público pediu liminar apontando que o Rock in Rio 2019 foi realizado sem que houvesse a prestação de contas do Rock in Rio 2017, que deixou "danos visíveis", como o furto de cabos. Além disso, o MP lembra que, com o fim da autarquia que cuidava do Legado, "parecem ter cessado as atividades de administração e zelo pelo patrimônio olímpico".
Na terça, a juíza substituta da 17ª Vara Federal do Rio publicou decisão argumentando que o Código de Processo Civil estabelece a realização de audiência de conciliação/mediação nas causas que admitirem autocomposição. "Assim, considerando que não há eventos agendados até meados de dezembro e as considerações acima, designo audiência de conciliação para o dia 16 de dezembro de 2019", decidiu.
O Olhar Olímpico questionou a Seção Judiciária do Rio de Janeiro no mesmo dia sobre o que teria respaldado a consideração de Calmon de que "não há eventos agendados" para o Parque Olímpico. O tribunal, porém, não respondeu. Da mesma forma, o Grupo de Trabalho Olimpíadas-2016 do MPF, que formulou o pedido, também foi procurado para comentar, mas não retornou.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.