Topo

Olhar Olímpico

São Paulo promove Ironman em dia de Enem e fecha até a Marginal

Demétrio Vecchioli

06/11/2019 04h00

(divulgação/Ironman)

Parecia uma boa ideia: atrair para São Paulo uma das etapas do Ironman 70.3, versão reduzida da mais famosa prova de triatlo do mundo. Apoiada pelo governo do Estado, que enviou o secretário de Esporte para o lançamento do evento, a corrida foi marcada para o dia 10 de novembro. Exatamente a data da segunda etapa do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

"O Ironman São Paulo foi oficialmente publicado em Diário Oficial e divulgado antes da definição da data do Enem, que aconteceu no 2º semestre, como de praxe", disse a organização, em postagem no Facebook, ao explicar a antecipação do horário da prova. Não é verdade. O anúncio de que o Enem seria nos dias 3 e 10 de novembro, por parte do INEP, ocorreu no dia 27 de fevereiro, como amplamente divulgado na imprensa. O lançamento do Ironman São Paulo, em 13 de março. 

LEIA MAIS:

+ GP Brasil vai custar quase R$ 40 mi à prefeitura de SP, sem contar obras

+ Doria vai tirar Secretaria de Esporte do centro para vender prédio tombado

+ Petrobras recusa usar economia com F1 para bancar programas esportivos

Fato é que, naquele momento, ninguém apontou a coincidência de datas, o que só virou problema quando o INEP, que organiza o Enem, notou o problema. Faltando menos de um mês para a prova veio o anúncio, feito pelo Ironman: "A organização batalhou e em comum acordo com todos os órgãos públicos envolvidos, optou pela antecipação da largada sendo esta a melhor solução, dentre as disponíveis, para todas as partes".

A largada, que estava marcada para 6h30, foi antecipada para as 5h, na raia olímpica da USP, onde os atletas vão nadar por 1,9 quilômetros (praticamente meia volta na raia, que tem pouco mais de 2 quilômetros). Dali os participantes seguem para os 90 quilômetros de ciclismo, que vão precisar fechar diversas vias importantes, incluindo 13 quilômetros da pista expressa da Marginal Pinheiros no sentido Castelo e diversas pontes e viadutos.

A CET cita que a corrida é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e que as vias vão ficar fechadas até as 10 horas. Depois, a parte de corrida será realizada dentro na avenida Professor Mello Moraes, dentro da Cidade Universitária, que vai ficar fechada até as 13 horas. No Enem, os portões abrem as 12h e se fecham às 13h. O exame não realizada provas dentro da Cidade Universitária, que de qualquer forma tem acesso restrito durante o fim de semana.

A CET não respondeu questionamento do blog se levou em consideração o Enem ao autorizar o fechamento das vias. A prefeitura, por exemplo, não fecha o trânsito da Avenida Paulista na manhã do dia de prova para "facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer as provas do Enem". Todos os anos é montada, pela CET, uma operação especial em toda a cidade para "garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito da cidade" em razão do exame.

A Unlimited Sports, que organiza o Ironman, diz que a corrida "não impactará no transito, uma vez que as vias estarão liberadas em tempo para normalização do transito". "A antecipação da largada se deu por conta de uma solicitação do INEP, que optou por trabalhar com uma margem de segurança ainda maior que a já prevista. Como não representa um impacto significativo na programação do evento, a organização concordou com a alteração", diz a empresa.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.