Topo

Olhar Olímpico

Paris inova e dá cara de mulher à logomarca dos Jogos Olímpicos de 2024

Demétrio Vecchioli

21/10/2019 17h23

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2024 apresentou nesta segunda-feira (21) a logomarca oficial da Olimpíada e da Paraolimpíada de Paris. Entre as diversas novidades, chama atenção a escolha por um rosto, feminino, que inclusive ganhou nome: Marianne, que também é, historicamente, a personificação da República Francesa, desde a revolução.

Ainda que não seja regra, é costume que as candidaturas tenham uma logomarca e, depois, os Jogos em si tenham outra. No caso de Paris, a candidatura contou com um emblema histórico, que escrevia "24" em uma inconfundível representação da Torre Effiel, símbolo máximo da capital francesa.

Para os Jogos, os organizadores colocaram em uma mesma logomarca três ideias: a forma redonda e a cor dourada da medalha de ouro ("imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória", a chama do movimento olímpico ("que mantém as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações) e o rosto de Marianne ("cujo espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa"). 

Outros detalhes chamam atenção. A fonte escolhida é a mesma presente nas entradas das estações de metrô de Paris, remetendo à Art Nouveau, que estava em voga em 1924, quando a capital francesa recebeu os Jogos pela última vez. Além disso, a identidade visual da Olimpíada e da Paralimpíada é absolutamente a mesma, algo inédito na história dos Jogos.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.