Paris inova e dá cara de mulher à logomarca dos Jogos Olímpicos de 2024
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2024 apresentou nesta segunda-feira (21) a logomarca oficial da Olimpíada e da Paraolimpíada de Paris. Entre as diversas novidades, chama atenção a escolha por um rosto, feminino, que inclusive ganhou nome: Marianne, que também é, historicamente, a personificação da República Francesa, desde a revolução.
Ainda que não seja regra, é costume que as candidaturas tenham uma logomarca e, depois, os Jogos em si tenham outra. No caso de Paris, a candidatura contou com um emblema histórico, que escrevia "24" em uma inconfundível representação da Torre Effiel, símbolo máximo da capital francesa.
Para os Jogos, os organizadores colocaram em uma mesma logomarca três ideias: a forma redonda e a cor dourada da medalha de ouro ("imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória", a chama do movimento olímpico ("que mantém as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações) e o rosto de Marianne ("cujo espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa").
Outros detalhes chamam atenção. A fonte escolhida é a mesma presente nas entradas das estações de metrô de Paris, remetendo à Art Nouveau, que estava em voga em 1924, quando a capital francesa recebeu os Jogos pela última vez. Além disso, a identidade visual da Olimpíada e da Paralimpíada é absolutamente a mesma, algo inédito na história dos Jogos.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.