Topo

Olhar Olímpico

Rally dos Sertões deve largar da cidade de São Paulo no ano que vem

Demétrio Vecchioli

17/10/2019 17h40

Rally dos Sertões 2018 (Victor Eleuterio / FOTOP)

Com uma política de atrair eventos esportivos de ativação de marca para São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anuncia amanhã (18) que a largada do Rally dos Sertões do ano que vem vai acontecer no estado, possivelmente na cidade de São Paulo, em local a ser anunciado em maio. O rali está previsto para o fim de agosto.

Chegando à sua 28ª edição, o Sertões volta à sua origem. Inicialmente um rali de moto entre Campos do Jordão (SP) e Natal (RN), a competição teve largada promocional em São Paulo entre 1996 e 2001. A partir do ano seguinte, a largada acontece quase sempre em Goiânia (GO), com poucas exceções: São Luis (MA) em 2012 e Campo Grande (MS) no ano passado.

A largada em São Paulo não significa que o Sertões vai deixar seu ambiente usual, entre o Centro-Oeste e o Nordeste. O roteiro completo só será divulgado em maio, mas a tendência é que São Paulo receba apenas o prólogo e o super prime (que definem a ordem de largada, na véspera) e a saída da primeira etapa. Depois, um deslocamento não cronometrado levaria os competidores até os "sertões" de fato.

O modelo é recorrente nas grandes voltas ciclísticas, que inspiram o rali brasileiro, que quer ser o maior do mundo em 2022, ano de seu 30º aniversário. No ano que vem, por exemplo, o Giro D'Itália larga na Hungria. No ano passado, largou de Israel.

Essas escolhas têm viés comercial e costumam ser feitas a partir de aporte financeiro por parte da cidade ou do país que recebe a largada. No caso de São Paulo, Doria deve anunciar que não haverá investimento do governo estadual. A proximidade com patrocinadores e público alvo das empresas envolvidas justificaria a iniciativa, boa para os organizadores e para o turismo paulistano.

Desde que chegou ao governo do Estado, Doria tem apostado em atrair a São Paulo eventos esportivos de ativação de marcas. Foi assim com o Mundial de Skate Park, bancado pela Oi, com o WEC (Mundial de Endurance), que terá etapa em Interlagos no início do ano que vem, e com o Ironman, na USP, no mês que vem.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.