Topo

Olhar Olímpico

Câmara aprova 3 vezes audiência sobre VAR após Flamengo ser prejudicado

Demétrio Vecchioli

16/10/2019 17h36

Jair Bolsonaro, ladeado por Hélio Lopes (PSL-RJ) e Sérgio Moro, no estádio Mané Garrincha para a partida CSA x Flamengo
(Imagem: Edu Andrade/FatoPress/Estadão Conteúdo)

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados recebeu número descomunal de requerimentos de audiência pública na última terça-feira (15). Todos sobre o mesmo tema: discutir a utilização do árbitro de vídeo, conhecido pela sigla VAR. Os pedidos, de três deputados flamenguistas, vieram dois dias depois de o Flamengo, clube de maior torcida do país, ser prejudicado pelo sistema, que voltou atrás da marcação de um pênalti no jogo contra o Athletico.

"Tivemos no passado o caso Edílson, onde o Brasileiro foi paralisado, vários jogos cancelados por manipulação de resultados. Não tem nada que indique isso nesse momento, mas o vídeo, se comprovada sua autenticidade, indica uma indução ao erro do árbitro e, portanto, manipulação de resultado. Não manipulou o resultado porque o Flamengo ganhou, mas é importante trazer esse debate para essa casa", defendeu o presidente da comissão, o botafoguense Fábio Mitidieri (PSD-SE).

LEIA MAIS:

+ Vídeo mostra quadras da Rio-2016 transformadas em estacionamento no RIR

+ O que ginástica feminina do Brasil fez de errado para ficar fora de Tóquio

+ MPF pede que Justiça proíba eventos no legado olímpico e ataca Rock In Rio

Os três requerimentos foram votados e aprovados durante 25 minutos de debates na sessão ordinária desta quarta-feira (16) e, no total, listam nove pessoas que devem ser convocadas, incluindo  o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba. O próprio Gaciba já participou de uma audiência pública na mesma comissão, também sobre o VAR, em julho.

Desta vez, pela ordem, o primeiro deputado a protocolar o pedido de audiência pública foi Hélio Lopes (PSL-RJ), amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e que o acompanhou, vestido com o uniforme do Flamengo, no jogo contra o CSA, em junho.

Pela proposta dele deveriam ser convocados Gaciba, o presidente da CBF Rogério Caboclo, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor Ronaldo Lima, o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol Felipe Augusto Leite, e um representante da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol.

No mesmo dia, também ontem, Luiz Antonio Teixeira Jr.(PP-RJ), o Luizinho, que se apresenta no Twitter como "rubro-negro", protocolou seu requerimento solicitando audiência com Gaciba, os árbitros Márcio Henrique de Góis e Bráulio da Silva Machado e os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Sálvio Espíndola Fagundes Filho, ambos comentaristas de arbitragem. Bráulio foi o árbitro principal do jogo do Flamengo e, Márcio esteve na sala do VAR.

Em terceiro na fila apareceu a deputada Flordelis (PSD-RJ), que foi mais contida e só solicitou a convocação de Gaciba. Ela se declara torcedora do Flamengo. "A gente quer que as coisas sejam feitas com clareza. Queremos acesso aos áudios, queremos que isso seja passado para nós. Não queremos que isso seja decisão de uma só pessoa sem que a gente possa estar participando junto", afirmou ela, ao defender o projeto. 

Na reunião ordinária da comissão nesta quarta-feira cada um dos requerimentos foi votado separadamente, sendo subscritos pelos deputados Fábio Mitidieri, Fábio Henrique (PDT-SE) e Célio Silveira (PSDB-GO). Ainda não há data para a marcação da audiência, que depende da agenda de Gaciba.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.