Floresta dos Atletas tem primeira árvore plantada 3 anos após Rio-2016
Em agosto de 2016 os organizadores da Olimpíada do Rio anunciavam uma proposta ousada: plantariam uma muda de árvore para cada atleta que disputou os Jogos Rio-2016. Desde então são três anos de uma novela que começou a ter seu final feliz nesta quarta-feira (25), quando foi plantada a primeira muda do que promete ser a "Floresta dos Atletas". A promessa é que todas as mais de 13 mil árvores sejam plantadas em até um ano.
A solução para o imbróglio foi encontrada pela prefeitura do Rio de Janeiro. Quando a promessa foi feita, nenhum ente assumiu oficialmente o compromisso de pagar pelas então mudas de uma empresa privada e plantá-las em um terreno público na zona norte do Rio. Em tese a responsabilidade deveria ser do Comitê Rio-2016, que está falido, ou do Comitê Olímpico Internacional (COI), que sempre tirou o corpo fora.
Coube ao governo municipal encontrar um jeito de resolver a questão, num modelo que envolve créditos de compensação ambiental. A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente concedeu R$ 3,393 milhões em créditos para a BioVert Engenharia Ambiental, que desde 2016 cuida das mudas – que hoje já são arbustos. Empresas que executarem grandes obras e precisarem, em troca, adotar medidas de compensação ambiental, podem comprar esses créditos da BioVert.
"As mudas que pertenciam a uma empresa privada passam a ser públicas e serão plantadas em um equipamento público. É ótimo em termos de custo benefício. A prefeitura assumiu o problema, chamou para ela, em um momento que é bem apropriado para falar de questões ambientais", elogia a subsecretária de Legado Olímpico, Patrícia Amorim (PRB), ressaltando o trabalho do colega, Marcelo Queiroz (PP), que comanda o Meio-Ambiente.
No cálculo de R$ 3,393 milhões entram não só as mudas, mas também o transporte delas e a manutenção da Floresta por um ano. A nova floresta, que poderá receber ainda um número expressivo de novas áreas, é contígua ao Parque Olímpico de Deodoro, na zona norte do Rio.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.