Topo

Olhar Olímpico

Projeto que dá bolsa a medalhistas olímpicos avança na Câmara

Demétrio Vecchioli

01/09/2019 04h00

Estacionado há dois anos e meio, um projeto de lei que propõe a criação de uma bolsa vitalícia para atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos avançou na Câmara dos Deputados na última semana. Na quarta (28), ele foi aprovado pela Comissão do Esporte, onde levou mais de dois anos para ser votado.

De caráter conclusivo, o PL não precisa passar pelo plenário da Câmara. Agora, porém, ele segue para a Comissão de Finanças e Tributação, onde será discutida a viabilidade financeira do projeto e de onde sairia o dinheiro, e para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que discute a legalidade da proposição.

O projeto, do deputado Felipe Carreras (PSB/PE), propõe que parte dos recursos do antigo Ministério do Esporte (agora Ministério da Cidadania) seja destinado a "apoio supletivo ao sistema de assistência ao atleta profissional com a finalidade de promover sua adaptação ao mercado de trabalho quando deixar a atividade, incluída a concessão de incentivo financeiro aos atletas medalhistas olímpicos e paraolímpicos".

O texto também propõe que os atletas beneficiados com a concessão desse incentivo financeiro devam contribuir com o esporte em ações sociais ou educacionais, sem especificar quais.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil têm programas que remuneram ex-atletas de destaque, diversos deles medalhistas olímpicos, em troca de aparições deles em atividades relacionadas aos bancos. Mas os programas têm duração fechada e apenas beneficiam atletas da modalidades patrocinadas pelos dois bancos estatais: atletismo, ginástica (Caixa) e vôlei (Banco do Brasil).

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.