Projeto que dá bolsa a medalhistas olímpicos avança na Câmara
Estacionado há dois anos e meio, um projeto de lei que propõe a criação de uma bolsa vitalícia para atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos avançou na Câmara dos Deputados na última semana. Na quarta (28), ele foi aprovado pela Comissão do Esporte, onde levou mais de dois anos para ser votado.
De caráter conclusivo, o PL não precisa passar pelo plenário da Câmara. Agora, porém, ele segue para a Comissão de Finanças e Tributação, onde será discutida a viabilidade financeira do projeto e de onde sairia o dinheiro, e para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que discute a legalidade da proposição.
O projeto, do deputado Felipe Carreras (PSB/PE), propõe que parte dos recursos do antigo Ministério do Esporte (agora Ministério da Cidadania) seja destinado a "apoio supletivo ao sistema de assistência ao atleta profissional com a finalidade de promover sua adaptação ao mercado de trabalho quando deixar a atividade, incluída a concessão de incentivo financeiro aos atletas medalhistas olímpicos e paraolímpicos".
O texto também propõe que os atletas beneficiados com a concessão desse incentivo financeiro devam contribuir com o esporte em ações sociais ou educacionais, sem especificar quais.
Atualmente, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil têm programas que remuneram ex-atletas de destaque, diversos deles medalhistas olímpicos, em troca de aparições deles em atividades relacionadas aos bancos. Mas os programas têm duração fechada e apenas beneficiam atletas da modalidades patrocinadas pelos dois bancos estatais: atletismo, ginástica (Caixa) e vôlei (Banco do Brasil).
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.