Medalhista da Rio-2016 é condenado a mais de 4 anos de prisão por tráfico
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o ex-ciclista australiano Jack Bobridge foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por tráfico de drogas. Vice-campeão olímpico na perseguição por equipes também em Londres-2012, ele é acusado de comandar um negócio de venda de pílulas de ecstasy em Perth, destino turístico de praia na Austrália.
Bobridge, de 29 anos, foi delatado por outro ex-ciclista, Alex McGregor, que foi preso em 2017 tentando oferecer ecstasy para um policial disfarçado que atuava no combate ao tráfico de drogas em bares e casas noturnas de Perth. Levado à prisão, McGregor contou que atuava como pequeno vendedor nas ruas (o que no Brasil acostumou-se chamar de "aviãozinho") e que o negócio pertencia a Bobridge.
Ainda de acordo com o pequeno traficante, ele recebeu centenas de pílulas de ecstasy de Bobridge entre março e agosto de 2017. De acordo com a imprensa australiana, o advogado de Bobridge, Sam Vandongen, disse perante o tribunal, nesta semana, que Bobridge, que alegava inocência, havia caído em desgraça desde que se aposentou, depois da Olimpíada.
"Eles (ciclistas) são tratados como superastros na Europa. Isso atrai certas pessoas e atrai atenção", disse Vandongen, explicando que seu cliente se entregou ao álcool e às drogas enquanto ciclista profissional. Oficialmente, Bobridge havia justificado sua aposentadoria precoce, aos 26 anos, alegando problemas físicos.
O promotor Joel Grinceri apontou que, durante a carreira, Bobridge foi um usuário de drogas pesadas, principalmente cocaína. Depois da aposentadoria, passou a utilizar drogas pesadas, pediu concordata e chegou a trabalhar como pedreiro para pagar suas dívidas. Mas ressaltou que isso não o isentava da responsabilidade de ter comercializado ao menos 301 pílulas da droga proibida.
Enquanto ciclista profissional, Bobridge teve carreira sólida tanto na estrada quanto na pista. Na estrada, disputou quatro vezes o Giro D'Itália e ganhou em duas oportunidades o Campeonato Australiano. Já na pista colecionou 10 medalhas em Campeonatos Mundiais, inclusive o título individual de perseguição em 2011. Nos Jogos da Commonwealth ele ainda tem quatro medalhas de ouro.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.