Topo
Blog Olhar Olímpico

Blog Olhar Olímpico

Brasileiro de 19 anos é campeão mundial júnior no tiro

Demétrio Vecchioli

03/07/2019 13h01

Reprodução/Instagram

O Brasil tem um campeão mundial de tiro em categorias olímpicas. Nesta quarta-feira (3), o jovem Leonardo Lustosa, de apenas 19 anos, faturou o título inédito no Mundial de Tiro ao Prato, que está sendo realizado em Lonato del Garda, na Itália. O ouro veio na fossa olímpica.

Nessa prova, os pratos são lançados por máquinas enterradas em fossas em cinco posições diferentes. O atirador não sabe de onde virá o prato e tem dois tiros para tentar acertá-lo. Na fase de classificação do Mundial, Leonardo teve desempenho de nível olímpico, com 121 de 125 pratos quebrados, melhorando em quatro pontos seu recorde pessoal.

Como comparação, na Olimpíada do Rio ele avançaria para a fase final em segundo lugar com um desempenho desse. Na Itália, passou em primeiro, como favorito. Começou mal a última etapa, com uma penalização, mas foi subindo posições a cada rodada de tiros até garantir a medalha de ouro. O finlandês Matias Kidivu ficou com a prata.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.