Doria abusa da ironia e compara museus para atacar Bolsonaro e o Rio
Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) dizer que a Fórmula 1 tinha mais de 99% de chances de fazer o GP Brasil no Rio de Janeiro a partir de 2021 e pedir que o governador de São Paulo pensasse no Brasil, João Doria (PSDB) usou e abusou da ironia para rebater o presidente, seu aliado.
Em determinado momento de entrevista coletiva nesta terça-feira (25) no Palácio dos Bandeirantes, o secretário da Fazenda de São Paulo, o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), pediu a palavra para responder uma pergunta. Doria passou o microfone, mas antes perguntou: "Você também é candidato?".
Leia também:
- Doria manda recado a Bolsonaro e promete luta para manter F-1 em São Paulo
- Ao lado de Doria, CEO da F1 reforça disputa aberta entre Rio e São Paulo
- Câmara Municipal de SP manifesta apoio 'incondicional' por F1 na cidade
Era uma referência a um entendimento de que a disputa entre o GP Brasil entre São Paulo e Rio de Janeiro é também um conflito político/eleitoral entre ele e Jair Bolsonaro, que devem concorrer pela presidência em 2022. Meirelles foi candidato no ano passado.
Outra ironia, que Doria fez questão de confirmar com um "poker face", veio quando o governador defendeu que São Paulo tem melhor histórico de relação com a iniciativa privada do que o Rio. "Nós sabemos fazer funding com o setor privado. Vide o Museu da Independência (do Ipiranga) e o Museu Nacional", atacou, antes de abrir o sorriso e dar uma piscadinha.
Nesse caso, é uma comparação entre um museu ligado ao governo estadual de São Paulo e que está em reformas com apoio da iniciativa privada e o museu que pegou fogo no ano passado no Rio e que é ligado ao governo federal.
Depois, Doria foi, segundo ele, "sutil", ao recomendar que a imprensa fosse até Deodoro para conhecer o terreno onde o Rio quer construir um autódromo. "Não tem estrada para chegar lá, só a cavalo. Aluguem um helicóptero, drone. Não estou desmerecendo a opção (por Deodoro), mas não há acesso, energia, saneamento."
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.