Topo

Olhar Olímpico

Paula, Hortência, Zé Roberto e Bernardinho entram no Hall da Fama do COB

Demétrio Vecchioli

14/06/2019 16h50

Marcos Issa/Agência O Globo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta sexta-feira (14) a inclusão de mais 10 esportistas no seu Hall da Fama, criado no fim do ano passado. Para não haver comparações, o COB optou por dobradinhas: Paula e Hortência, José Roberto Guimarães e Bernardinho, Joaquim Cruz e João do Pulo.

Paula e Hortência recebem a homenagem dois dias depois de festejarem 25 anos do título mundial de 1994. Elas têm uma medalha de prata olímpica, conquistada em Atlanta-1996. Joaquim Cruz faturou um ouro e uma prata nos 800m, enquanto João do Pulo ganhou dois bronzes no salto triplo. Como técnico, Bernardinho é bicampeão. Zé Roberto, tri.

Também foram incluídos o judoca Chiaki Ishii, primeiro medalhista do judô, e os já falecidos Guilherme Paraense, atirador que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil na história dos Jogos Olímpicos, Maria Lenk nadadora que foi primeira mulher sul-americana a disputar uma Olimpíada e Sylvio de Magalhães Padilha, que o COB diz ter sido o primeiro sul-americano a disputar uma final olímpica no atletismo.

Chama atenção a inclusão de Padilha, que, como atleta, tem apenas um 5º lugar nos 400m com barreiras no currículo. Sua importância para o esporte olímpico brasileiro está principalmente no fato de ter sido presidente do COB de 1963 a 1990, mas o Hall da Fama só aceita "atletas" e "treinadores", não dirigentes – é comum que o Hall da Fama de outras entidades internacionais inclua dirigentes. 

Este ano o COB recebeu 23 indicações para o Hall da Fama, sendo que apenas 17 estavam elegíveis às regras do edital de premiação. Para que o candidato fosse eleito, era necessário ter, pelo menos, 75% de votos do total dos membros da Comissão Avaliadora. Os selecionados passaram, no total, por seis rodadas de votação até que os dez nomes fossem definidos.

Os homenageados deixarão suas marcas eternizadas em moldes de pés ou mãos, em eventos marcados de acordo com o calendário do COB, como no Dia Olímpico e nos Jogos Escolares. Posteriormente, todas as recordações ficarão expostas em um mural no CT do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra.

O Hall da Fama foi apresentado durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, em dezembro do ano passado. Na ocasião foram incluídos o velejador Torben Grael, as jogadoras de vôlei de praia Sandra Pires e Jackie Silva e o maratonista Vanderlei Cordeiro de Silva.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.