Topo

Olhar Olímpico

COB compartilha fotos de manifestação e diz ter "orgulho" de deputado

Demétrio Vecchioli

29/05/2019 11h20

Luiz Lima em manifestação, com a camisa do COB (divulgação)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) entrou na onda das manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), realizadas no domingo (26). Nesta terça-feira (28), a página do comitê no Twitter compartilhou postagem do deputado Luiz Lima (PSL-RJ) em que ele mostra imagens de sua participação em ato em Nova Friburgo (RJ). No post, o COB diz ter "orgulho' do deputado, que é nadador olímpico.

"Luiz Lima, ex-atleta olímpico e campeão dos Jogos Pan-Americanos, hoje Deputado Federal, vestindo a camisa do Time Brasil. Isso nos enche de orgulho!", postou o comitê, pouco depois de o Olhar Olímpico mostrar, também naquela rede social, que Lima foi à manifestação com a camiseta do COB. Em material divulgado à imprensa, o deputado disse que esteve em "manifestações pró-governo" no domingo.

Diferente das camisetas da seleção brasileira de futebol, que viraram um dos símbolos dos protestos que derrubaram a presidente Dilma Rousseff (PT), a camisa do COB não é comercializada. O comitê recebeu uma cota de uniformes de sua fornecedora, a chinesa Peak, que tem como propósito vestir os membros das delegações do COB em eventos como os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos.

Procurados pelo blog na segunda (27), tanto o COB quanto o deputado disseram que a camiseta foi dada pelo comitê a Luiz Lima durante uma visita "de cortesia" feita por ele à sede do comitê no último dia 17. A filha dele treina no Parque Aquático Maria Lenk, administrado pelo COB.

Ao compartilhar postagem do deputado em manifestação política, o COB vai de encontro com o que prega seu Código de Ética e Conduta, que vale para funcionários e para atletas. "Manifestações pessoais no ambiente esportivo (..) não devem indicar posicionamento religioso, políticopartidário ou preferência por agremiação esportiva", diz um dos artigos.

Em outro, aparece que "o uso de redes sociais por atletas, comissão técnica e dirigentes deve obedecer ao equilíbrio e à proporcionalidade, evitando-se o uso conflituoso e polêmico". Procurado pelo blog, o COB se absteve de tecer comentários sobre a postagem.

Então sem nunca ter concorrido a cargos eletivos, Luiz Lima chegou à Câmara ancorado na popularidade de Jair Bolsonaro no Rio. Seu ato político mais relevante até então foi um protesto na porta do COB, no final de 2017, exigindo eleições diretas para presidente e contra a ascensão do então vice, Paulo Wanderley, à presidência, após a renúncia de Carlos Arthur Nuzman.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.