Topo

Olhar Olímpico

Câmara dos Deputados terá audiência pública para discutir o Bragantino

Demétrio Vecchioli

22/05/2019 04h00

Imagem: Emanuel Colombari/UOL

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) e irá convocar uma audiência pública para discutir uma situação insólita: a negociação de parceria envolvendo o Bragantino e o Red Bull Brasil, dois times de futebol. Nenhum deles é beneficiado por recursos públicos federais. A audiência ainda não teve data marcada, mas deve contar com Thiago Roberto Scuro, CEO do Red Bull, e Marquinho Chedid, presidente do Bragantino e ex-deputado federal.

O acordo foi finalizado em abril, com entrevista coletivaPor um compromisso entre as partes, o Bragantino manterá seu nome e seu distintivo em 2019, sendo patrocinado pela empresa Red Bull. Além disso, continuará jogando em Bragança Paulista, e o nome do estádio (Nabi Abi Chedid, ex-presidente do clube e pai de Marquinhos Chedid) também permanecerá. O Red Bull Brasil continua jogando torneios de base, mas não é mais a prioridade da empresa de energéticos

Entretanto, a partir de 2020, a ideia é que algumas mudanças sejam implementadas. O time deve passar a se chamar Red Bull Bragantino, com mudanças no escudo – ainda que mantendo uma identidade mais próxima da tradicional.

Para justificar a audiência pública, o deputado do antigo PPS escreveu no requerimento que não está claro que tipo de parceria foi firmado. "A possível fusão, incorporação ou aquisição não envolve apenas a relação de acordo contratual entre as partes, mas boa parte da cadeia do futebol, seja em nível estadual ou nacional, sendo necessário a realização dessa Audiência Pública para debatermos com os convidados as circunstancias em torno dessa parceria e os propósitos positivos para o futebol de modo geral", alegou Manente.

Ex-vereador de São Bernardo do Campo (SP) e ex-deputado estadual, ele foi o quinto deputado federal mais votado de Diadema nas últimas eleições. Clube daquela cidade, o Água Santa conta que Bragantino e Red Bull Brasil serão um time só no Paulistão de 2020. Com isso, uma vaga seria aberta na primeira divisão estadual, possivelmente para ser ocupada pelo Água Santa, terceiro colocado da Série A2 deste ano.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.