Topo

Olhar Olímpico

Jorge Zarif garante quarta vaga olímpica para o Brasil na vela

Demétrio Vecchioli

17/05/2019 17h42

Jorge Zarif (Robert Deaves)

A vela brasileira já tem quatro barcos garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em um máximo de 10. Nesta sexta-feira (17), Jorge Zarif assegurou uma vaga na classe Finn ao se classificar para a medal race do Campeonato Europeu, que está sendo disputado em Atenas, na Grécia. Apesar do nome, o torneio reúne atletas de diversas modalidades, oferecendo premiação específica para os velejadores da Europa.

"É importante conquistar a vaga neste momento. Agora, a próxima obrigação é atender aos critérios técnicos da Confederação para ser indicado para os Jogos. Dá um pouco mais de tranquilidade para se preparar para o evento-teste, em agosto, e para o Mundial em dezembro, na Austrália", afirmou Zarif.

Na realidade, não há qualquer risco real de Jorginho, como é conhecido, não ser o representante do Brasil na Finn em Tóquio. Aos 26 anos, ele é o único brasileiro que compete em nível internacional nesta classe. No currículo, Zarif tem duas Olimpíadas (foi 20º em 2012 e quarto no Rio) e participação em 10 campeonatos mundiais adultos. Foi campeão em 2013 e 2018º no ano passado.

Antes dele, o Brasil também já havia se classificado nas classes Laser, 49er FX e Nacra 17, pelo Mundial do ano passado. Na Laser, Robert Scheidt recentemente voltou a competir, mas já é o grande favorito à convocação. Na 49erFX, não existe concorrência para Martine Grael e Kahena Kunze. Já na Nacra 17,  Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino de Sá ficaram em quinto no último Mundial. A vaga deve ser deles.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.