Jorge Zarif garante quarta vaga olímpica para o Brasil na vela
A vela brasileira já tem quatro barcos garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em um máximo de 10. Nesta sexta-feira (17), Jorge Zarif assegurou uma vaga na classe Finn ao se classificar para a medal race do Campeonato Europeu, que está sendo disputado em Atenas, na Grécia. Apesar do nome, o torneio reúne atletas de diversas modalidades, oferecendo premiação específica para os velejadores da Europa.
"É importante conquistar a vaga neste momento. Agora, a próxima obrigação é atender aos critérios técnicos da Confederação para ser indicado para os Jogos. Dá um pouco mais de tranquilidade para se preparar para o evento-teste, em agosto, e para o Mundial em dezembro, na Austrália", afirmou Zarif.
Na realidade, não há qualquer risco real de Jorginho, como é conhecido, não ser o representante do Brasil na Finn em Tóquio. Aos 26 anos, ele é o único brasileiro que compete em nível internacional nesta classe. No currículo, Zarif tem duas Olimpíadas (foi 20º em 2012 e quarto no Rio) e participação em 10 campeonatos mundiais adultos. Foi campeão em 2013 e 2018º no ano passado.
Antes dele, o Brasil também já havia se classificado nas classes Laser, 49er FX e Nacra 17, pelo Mundial do ano passado. Na Laser, Robert Scheidt recentemente voltou a competir, mas já é o grande favorito à convocação. Na 49erFX, não existe concorrência para Martine Grael e Kahena Kunze. Já na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino de Sá ficaram em quinto no último Mundial. A vaga deve ser deles.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.