Topo

Olhar Olímpico

Brasil começa temporada da Diamond League com prata e bronze

Demétrio Vecchioli

03/05/2019 15h27

Thiago Braz (KACPER PEMPEL/Reuters)

O atletismo brasileiro começou bem a temporada internacional do atletismo. A primeira etapa da Diamond League em 2019, em Doha (Qatar), contou com dois brasileiros nesta sexta-feira (3) e ambos conquistaram bons resultados. Thiago Braz foi segundo colocado no salto com vara e Darlan Romani ficou em terceiro no arremesso de peso.

+ Semenya bate recorde em Doha em última prova antes de proibição
+ Falta de comunicação entre Caixa e secretaria mantém repasses ao COB

Thiago não fez uma apresentação de altíssimo nível, mas conquistou um resultado importante. Ele fez três saltos corretos e encerrou a prova com 5,71m. Depois, errou três vezes tentando 5,80m, altura que só o norte-americano Sam Kendricks alcançou.

O brasileiro ainda não havia saltado tão bem em prova outdoor desde que ganhou o ouro na Rio-2016 com 6,03m. Nas últimas duas temporadas, teve 5,70m como melhor salto, nível insuficiente para sonhar com qualquer coisa relevante em grandes competições. No GP Brasil de Atletismo no fim de semana, em Bragança Paulista (SP), ele não superara nem 5,60m.

Já o momento de Darlan Romani é, cada vez mais, de regularidade. Ele, que é o quarto do ranking mundial com 21,83m (marca de uma competição regional em São Paul), ficou em terceiro em Doha com 21,60m. No domingo, havia faturado prata no GP Brasil com 21,69m. Darlan estabeleceu o recorde sul-americano no ano passado: 22,00m.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.