Topo

Olhar Olímpico

Torcedor japonês que foi às últimas 14 Olimpíadas morre à espera de Tóquio

Demétrio Vecchioli

18/03/2019 16h33

(REUTERS/Toru Hanai/File Photo)

O mais emblemático torcedor japonês não vai realizar o sonho de acompanhar in loco mais uma edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio. Foi exatamente em casa que começou a paixão de Naotoshi Yamada, em 1964. Desde então, ele nunca perdeu uma Olimpíada de Verão. Esteve nas últimas 14, a última delas no Rio. Ele morreu no dia 9 de março, mas só nesta segunda-feira (18) a história foi relatada pela imprensa local.

A presença regular de Yamada nas principais competições que contavam com a presença de atletas japoneses fez dele figurinha carimbada nas cobertura olímpica da mídia japonesa. Tanto que ele ganhou um apelido pelo qual passou a ser conhecido: "Olympic ojiisan", ou o "vovô olímpico", sempre usando um clássico quimono Haori Hakama.

Onipresente nas transmissões, ele se referia aos Jogos Olímpicos sempre como "o maior show da Terra". Sua primeira experiência foi aos 38 anos, quando Tóquio recebeu a Olimpíada pela primeira vez, em 1964. Viciou e não parou mais. Foi à Cidade do México, Munique, Montreal, Moscou (mesmo sem a participação do Japão), Los Angeles, Seul, Barcelona, Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio. Também esteve na Olimpíada de Inverno de Nagano, em 1998.

Curiosamente, no último dia 11, com Yamada já morto, a Reuters publicou uma reportagem sobre ele. "Eu fui a todos os Jogos da cerimônia de abertura até a de encerramento. Não existe outra pessoa como eu. Sou o único na Terra", gabou-se.

A reportagem celebrava a marca de 500 dias para os Jogos de Tóquio e Yamada estava empolgado". "Vai ser o encerramento de todos os meus anos celebrando os Jogos Olímpicos", afirmou, dizendo que não tinha como escolher sua edição preferida, da mesma forma que não haveria como escolher uma cor preferida. "Cada cor tem seu próprio caráter".

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.